quinta-feira, 26 de julho de 2012

Orient Express


A ideia de criar um serviço de passageiros que ligasse a Europa ocidental ao Sudeste surgiu de Georges Nagelmackers, criador da francesa "Compagnie Internationale des Wagon-Lits". Esta companhia criada em 1872, tinha sido a primeira a primeira da Europa a introduzir vagões-dormitórios e vagões-restaurante nas composições, a ideia que já tinha sido colocada em prática nos Estados Unidos por George Pullman.


Em 4 de Outubro de 1883, a companhia inaugurou então o Express d'Orient. Na época o trem saía duas vezes na semana da estação Grade de I'Est, em Paris, França, e terminava na cidade de Giurgu, na Romênia, passando por Estrasburgo,Munique,Viena,Budapeste e Bucareste. De Giurgu, os passageiros eram transportados através do Rio Banúbio para a cidade de Ruse, na Bulgária. Daí havia outro trem que os levaria até Varna, onde poderiam tomar um "ferry" para Istambul.


Em 1885 o Express d'Orient já contava com saídas diárias de Paris até Viena. De lá, além de saídas semanais até Giurgiu, criou-se uma alternativa, que saia de Viena até Nis, na Iugoslávia (atual Sérvia), passando pela capital Belgrado. De Nis, como as ferrovias de Bulgaria que estavam incompletas, os passageiros cruzavam fronteiras usando carruagens, sendo levados até a cidade de Plovdiv, de onde tomavam outro trem até Istambul. 


Em 1889 a linha é finalmente completa até Istambul. Nessa época, o serviço diário de Paris passou a ir até Istambul, passando por Belgrado, Sofia. Ainda em Budapeste, uma vez por semana o trem ia até Constanta, no Mar Negro, passando por Bucareste.


Em 1891 o trem foi oficialmente batizado de Orient Express.

Em 1914, na primeira Gerra Mundial, o serviço do Orient Express foi interrompido. As operações voltaram ao normal em 1918. Em 1919 foi inaugurado "Túnel do Sinplon", ligado a Suíça à Itália, possibilitando uma rota alternativa para Istambul. Então foi inaugurado o serviço "Sinplon Orient Express",que passarva por Lausanne,Milão,Veneza,Trieste e Zagreb, se guntando à rota original em Belgrado. Uma das características desse novo consistia com o fato de que a Alemanha era evitada. Uma das clàusulas de Tratado de Saint-Germany-en-Laye definia que a Austrália deveria permitir que os trens passarem por Trieste, haja vista que antes os trens internacionais, quando estivessem em território austríaco, tinham obrigação por passar por Viena. O "Simplon Orient Express" logo provou ser a rota mais visada de todo o serviço.



Nos anos 1930, o Orient Express atingiu o seu ponto máximo, com três serviços na Europa: o Orient Express original, o "Simplon Orient Express", e o novo "Alberg Orient Express". Este seguia a Paris a Budapeste passando por Zurique e Innbruck, com tanto para Bucareste como Atenas. Nessa época Londres já era servida pelo "Simplon Orient Express". Os passageiros eram levados por trens da "British Soutern Railway" da estação Victoria até Dover, de onde tomavam um "ferry" para Calais. A partir daí eles seguiam de trem até a estação Gare de Lyon, em Paris, onde os vagões onde eram acopolados pela "Simplon Orient Express". Foi dessa época que o Orient Express adiquiriu a sua fama de trem luxuoso, prestando um serviço de primeira linha para seus passageiros, que incluíam membros da realeza , diplomatas, milionários, etc...


Mais uma vez na Segunda Gerra Mundial os serviços foram interrompidos. Durante esse período, a companhia alemã "Mitropa" tentou implementar o seu próprio Orient Express, mas não teve muita fama devido a sabotagens nos trilhos que causavam por rebeldes. Apenas em 1945 (quando a gerra acabou no dia 2 de setembro de 1945) tudo foi normalizado, exceto o ramal de Atenas, que tinha sido fechado na fronteira entre a Iugoslávia e a Grécia. O trecho foi reaberto 1951, mas logo após outro obstáculo surgiu: a fronteira com a Bulgária com a Turquia foi fechada entre 1951 e 1952, bloqueando o caminha para Istambul. Com a cortina de ferro, muitos países do leste Europeu resolveram cortar os vagões da Wagon Lits pelos de suas proprias companhias, causando uma considerável queda na qualidade de serviço. Em 1960,o trecho complementar do "Simplon Orient Express" até Calais é retirado, sendo dissubstituído pelo "Golden Arrow"



Em 1962 tanto a rota original do Orient Express quanto o "Alberg Orient Express" foram colocados em fora de circulação deixando apenas o "Simplon Orient Express". No mesmo ano este também foi retirado, sendo substituído por um serviço mais lento, chamado de "Direct Orient Express". Ele contava com saídas diárias par Belgrado, de onde ia para Stambul e duas vezes por semana em Atenas


Em 1971, a Wagon Lits decide atuar apenas na prestação de serviços nos trens, vendendo ou alugando seus vagões para várias companhias Europeias. Em 1976 o serviço Paris-Atenas  é tirado completo.


Em 1977 o serviço "Direct Orient Express" é retirado de circulação.


Apesar de boatos em que o Orient Express teria terminado parte de sua rota original é reativada, num serviço sob o nome original de Orient Express.

Em 1933 a autora Agatha Cristie publicou um de seus livros de sucesso chamado "The Murder on the Orient Express", com o personagem Ercule Poirot.








quarta-feira, 18 de julho de 2012

The Vampire Bat (1933)

Quando os moradores de Kleinschloss começam a morrer de perda de sangue, os pais da cidade suspeitar de um ressurgimento do vampirismo. Enquanto a polícia inspetor Karl permanece cético, o cientista Dr. von Niemann cuida de vítimas do vampiro, um por um, e suspeita recai sobre simplória Herman Gleib por causa de seu gosto por morcegos. Uma multidão sedenta de sangue persegue Gleib a sua morte, mas os ataques de vampiros não param.










ESTRELANDO:
Lionel ATWILL ... Dr. Otto von NIEMANN
Fay WRAY ... Ruth BERTIN
Melvyn DOUGLAS ... Karl BRETTSCHNEIDER
Maude EDURNE ... Aunt GUSSIE SCHNAPPMANN
George E. STONE ... Kringen
Dwight FRYE ... Herman GLEIB
Robert FRAZER ... Emil BORST
Rita CARLILE ... Martha Mueller (creditada como Rita CARLISLE)
Lionel BELMORE ... Bürgermeister GUSTAVE SCHOEN
 William V. MONG ... Sauer
Stella ADAMS ... Georgiana
Harrison GREENE ... Weingarten 
FICHA TECNICA:
 Dirigido por:
Frank STRAYER
Produzido por:
Phil GOLDSTONE
Música de:
Phil GOLDSTONE
Larry DARMOUR
Duração:
00:59:42
Gênero:
Suspense
Data de Lançamento:
10 de janeiro de 1933



CURIOSIDADES:
  • O filme foi filmado enquanto King Kong (1933) ja estava sendo filmado
  • segundo filme em que Fay Wray atua com Lionel Atwill

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Friday the 13th - The Final Chapter (1984)


Depois de seu confronto com Chris no celeiro de Higgins Haven, Jason, supostamente morto, o corpo de Jason é levado para o necrotério do condado de Wessex. Jason escapa, mata um atendente e uma enfermeira e faz o seu caminho de volta à Crystal Lake.
Os amigos Paulo, Jimmy, Ted, Doug, Samantha e Sara estão no caminho para uma casa junto ao lago que alugaram. No caminho eles passam por um caroneiro, que logo é morto por Jason. Junto à casa alugada onde moram Sra. Jarvis, sua filha adolescente Trish de doze anos de idade,e seu filho Tommy. Trish e Tommy cumprimentam os inquilinos, e correr para eles no dia seguinte skinny-dipping em Crystal Ponto de gêmeos local Tina e Terri. Quando Jarvis "o carro quebra, Trish e Tommy são ajudados por Rob, uma caravana que passava.
Naquela noite há uma festa na casa de aluguel. Quando seu namorado Paul começa a dançar com Tina, Samantha vai resolve dar um mergulho e é morta. Paul percebe que Samantha sumiu e sai procurando por ela. Terri vai atrás de Jimmy, Jason mata Paul. Enquanto Tina está dormindo com Jimmy, Terry sai da casa e é morto. Quando a Sra. Jarvis volta para casa depois de correr, ela encontra a casa vazia. As luzes se apagam, e quando ela sai para procurar as crianças, ela é morta. Trish e Tommy chegam em casa e Trish vai procurar a mãe, mas só encontra Rob em sua tenda.
Na casa alugada, Tina vai a refrescar-se Jimmy, enquanto desce as escadas para se vangloriar de Ted. Mas quando ele vai para a cozinha para encontrar o saca-rolhas... Jason o mata. Tina logo é jogada para fora  da janela e Ted é esfaqueado enquanto Rob fala à Trish sobre sua irmã Sandra, que matou Jason (em Part 2). Doug é morto no chuveiro, como Sara, quando ela tenta fugir, após descobrir o corpo. Voltando para a casa ,Jarvis, Trish e Rob tentam chamar a polícia, mas a linha está cortada. Eles vão ao lado, onde Rob vai para o porão - e é morto por Jason. Trish escapa de volta para a casa dela, onde ela e Tommy se preparam para enfrentar Jason...
Kimberly BECK...................Trish JARVIS
Peter BARTON....................Doug
Corey FELDMAN................Tommy JARVIS
Erich ANDERSON...............Rob DIER
Ted WHITE.........................Jason VOORHEES
Crispin GLOVER..................Jimmy
Alan HAYES........................Paul
Barbara HOWARD............... Sara
Lawrence MONOSON..........Ted
Joan FREEMAN...................Sra. Jarvis
Judie ARONSON..................Samantha
Camilla MORE.....................Tina
Carey MORE.......................Terri
FICHA TÉCNICA:
Direção de:
Joseph ZITO
Produção de:
Frank MANCUSON JR.
Gênero:
Mistério, Terror,Thriller e Slasher
Data de Lançamento:
13 de abril de 1984
Distribuído por:
Paramount Picture




Curiosidades:

  • Corey Felman voltaria a mídia como um dos jovens possivelmente envolvidos nos casos de pedofilia de Michael JACKSON
  • O corte na máscara que Chris fez na parte III está lá
  • Durante as filmagens Kimberly BECK teve experiências estranhas com um homem que a olhava enquanto ele  corria em um parque acompanhadas de ligações a toda hora. Isso acabou quando as gravações terminaram
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Friday_the_13th:_The_Final_Chapter
e
http://deadlymovies.blogspot.com.br/2009/02/sexta-feira-13-parte-4-o-capitulo.html

Friday the 13th - part III (1982)



Jason Voorhees deixa sua cabine após seu confronto com Gina e chega a uma loja de beira de estrada, onde ele ganha um novo conjunto de roupas - e mata o proprietário e sua esposa.
Enquanto isso, Chris e seus amigos fazem seu caminho para sua cabana da família, Higgins Haven. A festa inclui Chris Higgins  seu namorado Rick, Debbie a grávida e seu namorado Andy, o bong-tokin' Chuck e Chili, Vera, e Shelly, uma criança acima do peso dado a brincadeiras horripilantes.
Em uma loja local, Vera e Shelly são confrontados por um trio de motociclistas e drives, Shelly depois joga o seu fusca  em suas motocicletas. Os motociclistas, Ali, Loco e Fox, fazem seu caminho para Higgins Haven de vingança, onde eles sifão o gás da van para queimar o celeiro. Antes que isso aconteça, porém, eles são mortos por Jason.
Naquela noite, enquanto Chris e Rick estão fora nas madeiras, fendas, Jason mata Shelly na garganta e toma a sua máscara de hóquei. Vestindo a máscara, ele despacha Vera com um arpão. Na casa, Andy é dividida ao meio ao andar em suas mãos e Debbie é esfaqueado por baixo dela na  rede. Chuck é morto no porão enquanto olha para os fusíveis, e Chili é empalado com um atiçador de lareira quente.
Retornando a uma cabine vazia, Chris e Rick investigam. Quando eles estão separados, Jason mata Rick esmagando sua cabeça com as mãos nuas. Jason joga seu corpo através da janela para Chris, que foge na van. Mas quando se barracas (de ser sugado), Chris foge para o celeiro, Jason a persegue, e um confronto 3D está a espera dos telespectadores...

Dana KIMMELL.......................Chris HIGGINS
Paul KRATKA..........................Rick
Tracie SAVAGE........................Debbie
Richard BROOKER...................Jason Voorhees
Jeffrey ROGERS.......................Andy
Catherine PARKS......................Vera SANCHEZ
Larry ZERNER.........................Shelly
David KATIMS.........................Chuck
Rachel HOWARD......................Chili
Nick SAVAGE...........................Ali
Gloria CHARLES.......................Fox
Kevin O'BRIEN.........................Loco
Cheri MAUGANS......................Edna 
Steve SUSSKING......................Rarold
FICHA TÉCNICA:
Direção de:
Steve MINER
Produzido por:
Frank MANCUSON JR.
Gênero:
Mistério, Terror, Thriller e Slasher.
Data de Lançamento:
13 de agosto 1982
Distribuição:
Paramount Pictures






CURIOSIDADES:

  •  Até hoje há uma briga por conta da autoria da idéia de por a máscara em Jason
  •  Um final alternativo mostrava Jason decaptando Chris[Dana Kimmell]
FONTES:
E

Friday the 13th part II (1981)

Dois meses após os eventos do original, Alice, a única sobrevivente do massacre de Crystal Lake Camp, está tentando pegar os pedaços de sua vida. Mas quando ela abre a porta da geladeira para encontrar "Mrs. Voorhees" com a cabeça decepada, um assaltante despercebido esfaqueia através do templo com um picador de gelo.
Cinco anos mais tarde, Paul Holt abre um conselheiro do Centro de Treinamento em Packanack Lodge, ao lado da agora extinta Camp Crystal Lake. Crazy Ralph novamente tenta alertar sobre o perigo que vem, mas é novamente ignorado. Ao redor da fogueira, os conselheiros dizem ignorar a tradição local que Jason Voorhees, cuja mãe era responsável pela onda de assassinatos anteriores, está vivo. Crazy Ralph assiste Paulo e Ginny em sua cabine, e é estrangulada com arame farpado pelo assassino.
No dia seguinte, dois dos conselheiros, Sandra e Jeff, escapam para fora dos limites do acampamento Crystal Lake e são capturados e escoltados de volta ao centro por um policial. Na saída, um dardos figura na frente do oficial carro e em Camp Crystal Lake. Na perseguição, o policial descobre uma cabana em ruínas e é morto com um martelo na parte de trás da cabeça.
Naquela noite, a maioria dos conselheiros ir a um bar local, deixando seis atrás - Sandra e Jeff, Scott e Terry e Vickie e Mark. Scott espiões na skinny-dipping Terry, mas quando ele tenta fugir com a roupa que ele está preso em uma armadilha de corda. Terry sai para pegar uma faca, só para descobrir a garganta Scott foi cortada antes de seu retorno. Terry corre de volta para o acampamento, apenas para ser morta.
De volta ao bar, Paul, Gina e Ted discutem a lenda de Jason Voorhees e que ele seria como se ainda está vivo. Ginny palpita que ele teria visto sua mãe decapitada por Alice, e vendo que a única pessoa que jamais o amou morta deixaria uma marca indelével.
Quando Vickie deixa o vinculado Mark cadeira de rodas é morto com um facão. Sandra e Jeff é empalado com uma lança, tendo o sexo, e que o assassino - agora revelado como o bolsa-vestindo Jason Voorhees - assassina Vickie também.
Paul e Gina volta para o acampamento e, depois de encontrar a loja vazia, Paul é atacada por Jason. Gina foge pela mata, finalmente chegando ao casebre de Jason, agora preenchida com os corpos dos mortos conselheiros. Vendo "Mrs. Voorhees" com a cabeça decepada e camisola em um altar improvisado de Jason, Ginny coloca a camisola e se prepara para o confronto final...
ELENCO:
Amy STEEL...........................Ginny
John FUREY.......................... Paul
Adrienne KING..................... Alice
Kirsten BAKER.....................Terri
Stuart CHARNO...................Ted
Warrington GILETTE............Jason Voorhees
Walt GORNEY.....................Ralph louco
Marta KOBER......................Sandra
Tom MCBRIDE.....................Mark
Bill RANDOLPH...................Jeff
Lauren-Marie TAYLOR......... Vicki
Russell TODD................Scott
Best PALMER.........Mrs. Voorhees
Cliff CUDNEY........Max 
FICHA TÉCNICA:
Direção de:
Steve MINER
Gênero:
Mistério, Terror, Thriller e Slasher
Data de Lançamento:
1 de Maio de 1981



CURIOSIDADES:
O filme possui uma das mais longas sequências de créditos da história do cinema, que dura aproximadamente 15 minutos.
Uma das cenas editadas do filme a, bem no final, em que pode-se ver as "tripas" de Jason. Lá dentro apareceria o rosto de Pamela, que abriria os olhos durante a cena. A Paramount decidiu pelo corte da sequência por essa parecer muito pouco real.
FONTES:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sexta-Feira_13_-_Parte_2
E
http://www.imdb.com/title/tt0082418/ 

Friday the 13th (1980)

Na sexta feira 13 de junho de 1958, no Camp Crystal Lake, dois conselheiros do, Claudette (Debra S. Hayes) e  Barry (Willie Adams), saem de uma reunião, vão até uma barraca para fazer amor. Mas uma pessoa mata os dois. Algumas décadas depois o acampamento está para ser reaberto, seus nervos estão a flor da pele. Sua cozinheira,Annie (Robbu Morgan), está para vir, mas é sexta feira treze. Um caminhoneiro a adverte, mas ela não da importância, ele diz a ela os "incidentes"  de um garoto afogado em 1957, dois garotos mortos em 1958 e uma tentativa de reabrir o acampamento em 1962. Mas o caminhoneiro não podendo levá - la até o acampamento a deixo no meio do caminho. Logo depois, Annie pega carona com a pessoa errada, ela sai do carro e foge, mas a pessoa a persegue e corta a sua garganta a matando. Enquanto isso, no acampamento, Steve Christy (Peter Brouwer) está ansioso para seus conselheiros Marcie Cunningham (Jeannine Taylor), Jack Burrel(Kevin Bacon), Ned Rubinsteun (Mark Nelson), Brenda (Laurie Bartram), Bill (Harry Crosby) e Alice Hardy (Adrienne Kong) para começar a sua preparação para abrir o campo. Depois que começam em curso, Steve sai para uma missão urgente na cidade. Os conselheiros trabalham por mais algum tempo, em seguida, pausa para nadar. Depois de um susto afogamento, uma cobra em uma cabine e visitas de ambos a lei e Crazy Ralph (Walt Gorney), Ned vai investigar um barulho em uma das cabines, e não sai mais...

Uma tempestade começa, Marcie e Jack procuram abrido na mesma cabana e fazem amor nela em um beliche. Mas quando começam a namorar, eles não sabem que Ned estava na cama de cima e morto. Enquanto isso, Brenda, Bill e Alice se divertem com um jogo excitante de tira monopólio. Marcie Quando sai para o banheiro, o sangue de Ned começa a gotejar para o rosto de Jack. Jack é, então, foi esfaqueado no pescoço com uma flecha, e que o assassino vai para o banheiro do acampamento. Marcie vai investigar um som nos chuveiros e que o assassino se divide para ela e a ataca com um machado em sua cara. 

Os golpes de portas abertas na cabine principal, interrompem Brenda, Bill e o jogo de Alice. Brenda corre para fechar as janelas em sua cabine. Na cidade, Steve termina sua refeição no restaurante local e começa a voltar para o acampamento. De seu camarote, Brenda ouve uma criança chorando na floresta e guerreiros da tempestade. Como ela através da condução à chuva, a grande arco de repente é iluminada, com Brenda em pé na frente dos alvos...

Alice acha que ela ouve um grito, e ela e Bill vão investigar. Por Brenda de travesseiro que encontrar um machado sangrento. Os telefones estão fora do caminhão e não vai começar, então eles decidem voltar para a cabine principal para sair da chuva. Entretanto, o Jeep de Steve deslizou para fora da estrada. Um carro de polícia passando lhe dá uma carona parte do caminho, e anda o resto - só para encontrar o assassino, que Steve reconhece , antes que ele é esfaqueado no estômago.
De volta ao acampamento o poder sai, e Bill vai checar o gerador, enquanto Alice tira um cochilo. Quando ela acorda, ela vai procurar Bill no gerador de barracão, mas descobre que seu corpo montado na porta crivada de flechas. Ela retorna para a cabine principal e as focas-se em, apenas para que o cadáver de Brenda jogado pela janela. Ela foge e corre para Pamela Voorhees (Besty Palmer), uma velha amigo do Christy,mas ela não sabe que pediu a ajuga errada
ELENCO:
Besty PALMER..........................................Mrs. Pamela VOORHEES
Adrienne KING..............................Alice HARDY
Jeannine TAYLOR.........................Marcie CUNNINGHAM
Robbi MORGAN.................................Annie
Kevin BACON...................................Jack BURREL
Harry CROSBY...................................Bill
Laurie BARTRAM.............................Brenda
Mark NELSON..........................Ned RUBINSTEIN
Peter BROUWER..................................Steve CHRISTY
Rex EVERHART.......................................Enos, o motorista de caminhão
Ronn CARROLL...................................Sergeant TIERNEY
Ron MILLKIE...............................Officer dorf
Walt GORNEY...................................Crazy RALPH
Willie ADAMS......................................Barry
Debra S. HAYES.....................................Claudette
Dorothy KOBS.................................Trudy
Sally ANNE GOLDEN...................................Sandy
Mary ROCCO....................................Operador
Ken L. PARKER................................Doutor
Ari LEHMAN..........................Jason VOORHEES
FICHA TÉCNICA:
Dirigido por:
Sean S. CUNNINGHAM
Produzido por:
Sean S. CUNNINGHAM
Genero:
TERROR,MISTÉRIO E THRILLER
Data de Lançamento:
9 de maio 1980
Distribuição:
Warner BROS E Paramount PICTURES.





CURIOSIDADES:
  • Esse filme marca a estreia de Tom Savini como maquiador
  • Para fazer este filme, Sean abriu mão do salário dos diretores e ajudantes a pedido da Warner.
  • Logo após a produção do filme, um fã obsessivo perseguiu a atriz Adrienne King com intenção de matá-la, mas acabou sendo preso. Por outro lado, a atriz desistiu da carreira do cinema.
  • Besty Palmer não queria fazer o papel da Mrs. Voohrees, mas depois de ler o script resolveu açeitar
  • A cena de Jason atacando Alice foi filmada 3 vezes. Na terceira vez em novembro de 1979 (inverno nos EUA) Adrienne KING desenvolveu uma gripe e ficou duas semanas de cama
  • O primeiro papel importante e Kevin BACON
  • O filme foi filmado entre setembro e outubro de 1979
  • As filmagens foram feitas no acampamento Nobeboso, New Jersey
  • O tema musical apresentado quando Jason está à espreita foi tirado de uma brilhante idéia de Harry Manfredini - compositor dos temas da série. Ele repetiu o começo das palavras KILL(ki) e MA(ma) - da frase "kill her ma!",dita pela Sra. Voorhees em frente a um microfone com eco. O resultado foi: "ki ki ki... ma ma ma",o tema de Jason
FONTES:


sexta-feira, 6 de julho de 2012

Psycho (1960)

Marion Crane (Janet Leigh) uma secretaria está para se casar com Sam Lomis (John Gavin). Mas ela rouba 40.000 dólares de seu pai. Ela foge em seu carro. Mas quando começa a chover forte ela se perde na estrada e vai até um motel, chamada Bates Motel. Ela conhece o proprietário, Norman Bates (Anthony Perkins).que raramente tem clientes, ele a convida para jantar em sua casa, mas depois de brigar com sua mãe eles comem em outro lugar. Depois do jantar, Marion resolve voltar para a cidade onde ela roubou o dinheiro,Phoenix, ela faz a conta de quanto ela gastou, depois ela rasga o papel e joga no vaso sanitário. Ela toma banho. Mas de repente uma pessoa a assassina brutalmente. Depois, Norman encontra ela morta, ele limpa o local do crime. Dias depois a irmã de Marion, Lila (Vera Miles) está preocupada com sua irmã por que ela não aparace. Ela chama o detetive particular Milton Arbogast (Martim Balsam) para investigar o desaparecimento de Marion e as pistas acabam levando ele até o Motel Bates, cujo é assassinado na escada. Lila fica mais preocupada ainda com o desaparecimento do detetive, ela e o marido de Marion acabam parando no Motel Bates, mas Lila não sabe o que vai descobrir sobre a família Bates.
ELENCO:
Anthony PERKINS.................................Norman BATES
Vera MILES...........................Lila CRANE
John GAVIN................................Sam LOOMIS
Martim BALSAM.......................................Detetive Milton ARBOGAST
John MCITNTIRE..............................Xerife Al Chambers
Janet LEIGH.................................Marion CRANE
FICHA TÉCNICA:
Dirigido por:
Produzido por:
Alfred HITCHCOCK
Música de:
Bernard HERMAN
Data de Lançamento:
16 de junho de 1960
Cor:
Preto e Branco
Gênero:
Thriller, Suspense e Terror
Distribuído por:
Paramount PICTURE













CURIOSIDADES:
  • O filme foi filmado em preto e branco por que Hitchcock temia que a cena do banheiro ficasse chocante demais.
  • Janet Leigh não estava nua na famosa cena do chuveiro: ela usava uma roupa colante à pele. Uma dublê de corpo também foi utilizada.
  • O som das facadas são um melão sendo "brutalmente assassinado".
  • O chuveiro que se vê filmado de baixo para cima na realidade tinha dois metros de diâmetro, para que a câmera captasse os jatos d'água com maior intensidade.
  • A cena do chuveiro demorou sete dias para ser filmada, e utilizou 70 diferentes posições de câmera.
  • A cena do chuveiro é uma das melhores cenas do cinema mundial.
  • Hitchcock recebeu uma carta de um pai enfurecido, dizendo que sua filha, apavorada, recusava-se a entrar no chuveiro, após ver o filme. Hitchcock respondeu à carta, sugerindo ao pai que levasse a filha para fazer uma lavagem a seco
  • O sangue na verdade era calda de chocolate