sábado, 12 de setembro de 2015

O Adversário Secreto - Agatha Christie

título do livro: O Adversário Secreto
título original: The Secret Adversary
autor(a): Agatha Christie
número de páginas: 380 p.
editora dessa edição: Globo Livros

Sinopse: Se os crimes passionais e por ganância que marcam várias das novelas de Agatha Christie já são os mais envolventes da literatura policial, que dirá de uma trama que trata de espionagem internacional? E se os velhos detetives Poirot e Miss Marple são joviais e empolgados, o que diríamos de uma dupla de jovens apaixonados, ávidos por dinheiro e aventura? São esses os ingredientes que fazem de O adversário secreto uma das mais eletrizantes histórias da rainha do crime.




segunda-feira, 7 de setembro de 2015

La Maschera del Demonio (Mario Bava, 1960)

  Após anos trabalhando na indústria cinematográfica apenas como direto de fotografia e diretor assistente, além de ter completado vários trabalhos não terminados de outros diretores e não seno creditado por isso, Mario Bava já chega chegando lacrando o reto de todo mundo com o seu primeiro filme de terror gótico lançado em 1960 chamado La maschera del demonio (lançado aqui no Brasil como A maldição do demônio). Esse filme é um belo exemplo do cinema fantástico italiano e foi por causa dele que o horror gótico tomou força nos anos 1960.

sábado, 5 de setembro de 2015

Fear and Desire (Stanley Kubrick, 1953)

  Esse aqui é o primeiro filme do diretor Stanley Kubrick e digamos que um filme menor da carreira dele. Não dizendo que ele é horrível, mas por causa das limitações de orçamento, o filme não passa de ser amador e não mostra toda a genialidade de Kubrick, porém amador com ótimas atuações e uma boa atuação. Mesmo sendo pequeno, esse filme fica acima da média mostrando o verdadeiro medo e o desejo.

Il Gatto a Nove Code (Dario Argento, 1971)

  Il Gatto a Nove Code (em português O gato de nove caudas) é o segundo filme dirigido por Dario Argento e uma bela continuação para o filme anterior do diretor: L'uccello dalle piume di Cristallo. Olha, eu vou ser direto e não bancar aquele que acha que o original é sempre superior: NA MINHA OPINIÃO esse aqui é superior a L'uccello, pronto falei.

sábado, 22 de agosto de 2015

The Babadook (Jennifer Kent, 2014)


  Sabe aquele filme que você quando você acaba de assistir, fica alguns segundos pensando sobre ele enquanto os créditos rolam e finalmente você pensa: "que porra foi essa?!"? The Bababdook é esse tipo filme/reflexão. Não que o filme seja ruim, até que o tipo de "porra" que eu falo é o tipo de "porra boa" (desculpe o trocadilho infame).

domingo, 16 de agosto de 2015

Indagne su un Cittadino al di Sopra di Ogni Sospetto (Elio Petri, 1970)

  
  Nunca havia ouvido falar de Elio Petri até há alguns meses atrás. Já que eu sou um devoto aos filmes italianos e não queria ficar limitado a Mario Bava, Dario Argento e Sergio Martino, resolvi fuçar e pesquisar sobre mais diretores italianos até que conheci Peri e li um pouco sobre o seu filme mais conhecido, Indagne su un cittadino al di sopra di ogni sospetto (no Brasil: Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita) de 1970. Devo ressaltar que não gosto muito de filmes políticos, mas esse aqui mexeu comigo e eu o considero um dos melhores filmes que eu já vi.

sábado, 15 de agosto de 2015

Stanley Kubrick

  Stanley Kubirck foi um fotógrafo, cineasta, roteirista e produtor americano. Nascido em Nova Iorque em 26 de julho de 1928, é considerado um dos mais importantes cineastas de todos os tempos, tendo dirigido grandes clássicos do cinema, como Lolita (1962), Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worring About and Love the Bomb (1964), 2001: A Space Odyssey (1968), A Clockwork Orange (1971) e The Shining (1980).

L'Uccello dalle Piume di Cristallo (Dario Argento, 1970)


 Gente... Isso sim que é um belo início de carreira. E que início! Antes Dario Argento só havia feito roteiros de treze filmes (incluindo o famoso western spaghetti C'era una volta il west) e além de ser roteirista, era crítico de cinema. Argento tinha trinta anos quando roteirizou e dirigiu o seu primeiro filme como diretor, L'uccello dalle piume di cristallo (O pássaro das plumas de cristal, no Brasil). Esse filme deveria ter sido uma adaptação do romance de Frederic Brow, The Screaming Mimi, que por sinal já havia uma adaptação em 1958. Esse filme é o primeiro filme da Trilogia dos Animais, que consistem em mais dois filmes além desse: Il Gatto a Nove Code (1971) e 4 Mosche di Velluto Grigio (1971), todos dirigidos por Argento.

sábado, 14 de março de 2015

Carrie - Stephen King

Livro: Carrie - A Estranha (título original: Carrie)
Autor: Sephen King
Número de páginas: 199 p.
Editora dessa edição: Suma de Letras

Sinopse: Desde sempre, Carrie é o estranho no ninho. Na escola, é aquela que não leva jeito para esportes, usa roupas que não lhe caem direito e nunca entende uma piada. Por isso ela virou a piada, o alvo de maldades adolescentes que a deixam tão confusa quanto angustiada.
Mas ela tem uma habilidade especial, um poder que se alimenta de ódio e pode transformar completamente sua história: se reunir a concentração necessária, consegue mover objetos. Pequenas coisas, como bolinhas de gude, começam a dançar. Mas Carrie é capaz de fazer muito mais do que isso.
Na noite de formatura, depois de ser cruelmente humilhada, ela é tomada pela raiva. E esse sentimento percorre seus corpo, controla sua mente com o desejo único de se vingar. Carrie tem fome de vingança, e ninguém vai conseguir escapar.

Esse é um belo exemplo de começar a carreira de escritor. Aos vinte e sete anos, Stephen King só escrevia contos e as vendia para revistas e jornais. Na introdução presente na edição da Suma (que, por sinal, quero dar os meus parabéns por uma edição ótima, de uma editora ótima), ele conta que ele teve a primeira ideia para o livro em 1972, quando ele pensou em uma menina com poderes telecinéticos daria um bom conto, além de ele ter essa ideia desde que estava no ensino médio e leu uma artigo na revista Life sobre um caso de atividade poltergeist numa casa de uma cidadezinha da periferia de um centro urbano. Então, ele começou a datilografar os primeiros rascunhos, e não tinha nem escrito duas páginas, quando ele se lembrou de duas garos com qual ele estudou. As duas eram igualmente "estranhas", e acabaram se fundindo e transformando Carrie White.

Sandra Irving tinha uma mão fanática religiosa, e Tina era gorducha e quite, além de viver chorando. Ambas morreram. Sandra morreu em um ataque epiléptico, ela sofria de epilepsia (ah vá!) e Tina se suicidou se enforcando no porão da casa onde morava.

Então, pronto. Ele já tinha duas garotas que ele acabou juntando elas, criando Carrie White, apenas colocando o dom da telecinesia. Primeiramente, ele não gostou do manuscrito e jogou no lixo. Se não fosse pela Tabitha, a mulher de King, não teríamos esse livro. Ela pegou o manuscrito, leu e sugeriu que ele continuasse. E continuou.

Carrie White mão é uma garota nada estranha. Só usa roupas horríveis e é tímida até demais. Mas ela é assim por causa da mãe, Margaret, que é uma fanática religiosa, alienada e que dá muito medo, sério, depois que eu vi o que ela fazia com a filha, eu fiquei com medo de todos os fanáticos religiosos. A mãe dela acha que tudo é pecado, e, quando a filha, no começo do livro, tem a primeira menstruação logo no chuveiro da escola, a mãe dela pira, e a tranca num armário, para ela orar para pagar os seus pecados.

Como eu disse no parágrafo anterior, Carrie tem logo a primeira menstruação no chuveiro da escola, e ela nem sabe sobre menstruação, e acha que ela está morrendo de hemorragia interna. Aí, meu querido(a), fudeu! As garotas tiram sarro dela, até a humilham jogando absorventes, gritando: arrolha! arrolha! arrolha!, fazendo ela passar vergonha. Ainda bem que tinha a professora de educação física lá, para fazer elas pararem e socorrer Carrie.

No resto, o livro é sensacional, ele tem trechos de jornais e de livros fictícios, fazendo a gente se perguntar se é tudo verdade ou não. Nele, mostra Carrie tentando descobrir mais sobre o dom dela, dela aprimorando também. Ela aprimora até demais. 
 
Enfim, não vou falar muito se não eu vou dar spoiler, então... se você quiser ler um ótimo livro de terror psicológico, aqui tem esse, e é escrito pelo meu autor preferido (junto com Agatha Christe, é claro), Stphen King.

Nota: 10

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Poirot Perde uma Cliente - Agatha Christie

Esse livro é, olha, um dos melhores livros da Agatha Christie, e com muita razão ele é considerado mais uma obra prima, depois de O Assassinato de Roger Ackroyd, e o final desse aqui até se assemelha um pouco com o outro citado acima.


sábado, 14 de fevereiro de 2015

Cam Closer - Curta


Agora pouco eu estava na internet, no feicebruik para ser mais exato, e decidi ler algumas postagens no site Terrorama. Aí me vem esse curta de terror Cam Closer, estrelado por Lotta Losten e Lovisa Perman. São 2 minutos e 22 segundo de puro suspense e terror, eu estava com vontade de fazer o numero dois, ainda bem q eu fui antes de ver o final heheheh. Foi escrito de dirigido pelo sueco David F. Sandberg, conhecido pelo curta, também de terror, Lights Out, que também foi estrelado pela Lotta Losten. Esse curta vale por toda a duração dele, e pelo final que vai te fazer ficar longe da câmera do seu celular.
A sinopse:
Um curta de terror sobre uma câmera de celular com uma função muito especial.


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

13 filmes de terror para ver na Sexta-Feira 13


Já que é Sexta-Feira 13, eu aproveitei pra fazer uma lista com 13 filmes que eu gosto, e você, meu caro leitor, gosta também. A maioria dos filmes são antigos, então se você não gosta de filmes antigos, já posso te dizer pra parar de ler esse post aqui, e não perder o seu tempo. Espero que goste da lista.

sábado, 20 de dezembro de 2014

Golden Eagle

Antes de eu fazer uma resenha sobre Christine, livro e filme, eis que eu estava navegando na net e eis que me surge esse artigo que eu li ainda hoje no Terrorama. Eu achei ele bem interessante, e resolvi escrever sobre ele nesse humilde blog.

Bom, sem mais delongas, lhe apresento a este Dodge 330 1964 Edição Limitada, que é responsável por nada mais nada menos de 14 (fucking) mortes! ALÉM DE MUITAS OUTRAS!!! Bom, depois dessa pequena introdução falarei sobre o carro mais maligno dos Estados Unidos (se não do Mundo), este simples Dodge, mais conhecido como Golden Eagle.

Il Demonio (1963)

E se eu te dissesse que se não existisse esse filme estrelado pela minha diva Daliah Lavi, não teríamos o o livro e o filme mais assustados de todos (segundo muitos críticos). Se você pensou em The Shining, você está redondamente enganado, se você pensou em The Exorcist, você está redondamente certo. Só para mostrar que quem é quem manda no cinema são os italianos, me vem um que faz esse filme, além de uma cena que Lavi faz o famoso andar da aranha (spider walk). Isso mesmo! Se você pensou que Regan MacNeil foi a primeira a andar que nem uma aranha, você está errado. Ao longo dessa crítica, você verá muitas semelhanças com Exorcist.

sábado, 29 de novembro de 2014

Lolita

Lolita, luz da minha vida, fogo da minha carne. Minha alma, meu pecado. Lo-li-ta: a ponta da língua toca em três pontos consecutivos do palato para encostar, ao três, nos dentes. Lo. Li. Ta. Pág. 11

domingo, 23 de novembro de 2014

A Clockwork Orange

Hoje vou falar de um livro diferente de tudo o que eu já tinha lido em toda a minha curta vida. Eu nunca gostei de livros que tem muita violência (diz o garoto que gosta do Lucio Fulci), e essas coisas, mas quando eu li Laranja Mecânica (A Clockwork Orange), nossa, eu simplesmente adorei o livro. Bom, não cheguei a amar ele, mas olha, esse livro é muito bom. Eu sempre fui muito cético sobre livros ou filmes de gangues, nunca gostei muito, mas foi só a minha mãe comprar Laranja Mecânica na Primavera dos livros aqui no Rio de Janeiro, da editora ALEPH numa edição realmente boa (e isso não é propaganda), que eu fiquei num estado avançado de dopação (nem sei se essa palavra existe).

sábado, 22 de novembro de 2014

The Exorcist

Taí um livro que é pra marcar a vida de qualquer um que terminar de lê. O livro escrito por William Peter Blatty, é um ótimo exemplo da luta do bem contra o mal, para salvar a vida de uma criança inocente. E essa criança inocente é Regan MacNeil, uma pré-adolescente de doze anos, filha de uma atriz de cinema, Chris MacNeil, uma mãe solteira, que sofre com os problemas psicológicos que sua filha repentinamente tem, sem nenhum motivo aparente.
Meu caro leitor, se você gostou da ótima adaptação (com o roteiro escrito por Blatty, também), você vai adorar esse livro. As cenas são mais grotescas e arrepiantes, além de perturbadoras.
Temos muito disso e não precisamos de Satanás para criar nossas guerras. Conseguimos criá-las sozinhos... Sozinhos. Pag. 304

domingo, 2 de novembro de 2014

The Omen

Taí um bom livro de terror, que você vai poder se deliciar com as mortes e o estranho segredo por trás de Damien. The Omen (A Profecia, na edição brasileira) é nada mais o livro que originou um dos filmes de terror que mais chocou nos anos 1970, que, junto a Rosemary's Baby e The Exorcist, atingiu um status cult inalcançável pelos filmes que julgam ser de terror que estão sendo lançados agora.

sábado, 1 de novembro de 2014

The Mysteious Affair at Styles

Se existe o melhor livro policial de estréia pode apostar que é O Misterioso Caso de Styles (título em português). Esse livro é simplesmente magnífico, sem mais nem menos, e Agatha Christie nesse livro, já sabe para o que veio. Fi tipo um: chupa otário para os críticos daquela época, porque uma mulher conseguia escreve um livro tão foda! E nem é para menos! Aqui já podemos perceber a genialidade de Agatha logo no seu primeiro livro e o modus operandi do assassino e o final, sempre chocante, que seria refeito em praticamente todos os seus livros.
Publicado em 1920, esse com certeza é um dos melhores romances policiais e um dos melhores da autora. É incrível como Agatha consegue te prender nesse livro, que, em cada página, você fica se perguntando: Vou ler só mais essa página, e quando você vê, você já está no final, na famosa explicação que ela sempre escreve no final do livro, e solta uma exclamação quando descobre quem é o assassino.



domingo, 19 de outubro de 2014

Annabelle

Bom, aproveitando que Annabelle estreou nos cinemas brasileiros dia há alguns dias atrás (e eu não vou poder ver o filme já que é 14 anos e eu só tenho 13, que bosta!), resolvi fazer um post contando a história real dela, algo que muitas pessoas já sabem. Só tô fazendo ele pra não ficar mais do que dois meses sem postar alguma coisa no meu blog. Só pra falar (escrever na verdade), eu tô escrevendo esse post traduzindo do site dos Warren, o casal paranormal mais foda (minha mãe não pode ver isso), que investigou o caso dessa boneca possuída pelo tinhoso. Se você quiser entrar no site, é só clicar aqui.
E só pra constar, eu acho a boneca verdadeira mais assustadora do que a boneca do filme. É sério. Só porque ela é feia fisicamente não quer dizer que ela é mais assustadora, dãn.
Espero que você goste, e boa leitura.