quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Agatha Christie (1890 - 1976)

         
         Nascida Agatha Mary Miller em 15 de Setembro de 1890, na costa de Devon, na cidade de Torquay, sendo a terceira filha de um rico americano. O pai de Agatha, Frederick, era americano e passava a maior parte do tempo viajando, já a mãe ,Clara, era uma mulher muito tímida, de quem Agatha herdou boa parte de sua personalidade. O casal tinha mais 2 filhos, Madge e Monty, ambos irmãos mais velhos da futura escritora. Em 1896, mudou - se, junto com a família para a França. Embora Madge e Monty recebessem uma educação  formal, a mãe decidiu que a filha mais nova deveria começar a estudar antes dos 8 anos, então com 5 anos de idade, Agatha já sabia ler, a partir de então, foi educada em casa, tendo diversos tutores e professores particulares. Quando Agatha tinha 11 anos (em 1901) seu pai faleceu, a partir de então Agatha começou a viajar para vários lugares do mundo com a mãe. Aos 16 anos, foi para uma escola de aperfeiçoamento em Paris, onde se destacou como cantora e pianista.


Conheceu o Coronel Archibald Christie, o piloto do Corpo Real de Aviadores em 1912, e manteve com ele um romance tempestuoso, casaram - se em 24 de Dezembro de 1914. Enquanto o marido esteve na Primeira Gerra Mundial, Agatha trabalhou em um hospital e em uma farmácia, funções que influenciaram o seu trabalho: muitos dos assassinatos em seu livro foram cometidos com o uso de veneno. Em 1919, teve com Archibald sua primeira e única filha, Rosalind, e em 1926, a mãe de Agatha, faleceu (25 depois do pai de Agatha falecer), e no mesmo anos a autora se divorcia e desaparece  por vários dias. A irmã dela faleceu em 1923 já o irmão faleceu 3 anos depois em 1929, 6 anos depois da irmã de Agatha falecer.


Começou a escrever o seu primeiro livro "The Mysteryous Affair at Styles" em 1916. aos 26 anos de idade, sendo que o livro só foi publicado 4 anos depois em 1920 pela editora Bodley Head vendendo cerca de 2.000 cópias, ao ser rejeitado por 6 editoras. Em seguida vieram mais 5 livros, mas o sucesso veio em 1926 com o livro "The Murder of Rojer Ackroud", que vendeu 5.000 cópias. O livro causou polêmica, pois Agatha contrariou com as regras dos romances policiais.


No dia 3 de Dezembro de 1926 ,seu marido, Archibald, revela que está apaixonado por outra mulher chamada de Nancy Neele, e quer divorcio, e então deixa a esposa para passar o fim de semana com a amante. E apos chegar em casa e não encontrar o marido, Agatha, abandonou a casa em seu carro por volta das 21 horas e 45 minutos daquela noite com uma pequena mala. Na manhã de 4 de Dezembro de 1926, o carro de Agatha, um Morris Cowley verde foi encontrado em um barranco no lago Silent Pool em Newlands Corner com os faróis acesos. Dentro dele foram deixados um casaco de pele, a sua mala e uma carteira de motorista vencida. O desaparecimento da autora foi um choque e se tornou noticia em Surrey quando a polícia local publicou um relatório de pessoas desparecidas, e passou - se a oferecer 100 euros para quem tivesse qualquer informação sobre a autora.


Várias informações foram foram acrescentadas a historia do desaparecimento de autora , no livro "The Wold of Agatha Christie". Martin Fido diz que na semana de seu desaparecimento, Agatha deixou uma carta para Caro Fisher, sua secretaria pedindo para cancelar uma hospedagem em Yorkshire. Segundo Marin, a autora, escreveu também uma carta para o marido fazendo - lhe duas críticas. Ainda no sábado, antes da descoberta do carro da autora, ela havia escrito uma carta para Campbell Christie, de Londres dizendo que ia para Yorkshire, mas a carta foi perdida antes que Campbell pudesse lê - la. Uma nota também foi escrita para o vice - chefe de polícia de Surrey, informando que Archie temia por sua segurança.


Agatha Christie estava desaparecida há 11 dias, desde que seu carro havia sido encontrado no lago Silent Pool, e estava sendo procurada por aviões (foi a primeira vez que se usou aviões para achar um desaparecido na Inglaterra). Quando a polícia soube que ela estava no Hydroathic Hotel (hoje o Old Swan Hotel) em Harogate. Agatha chegou lá de táxi no dia 4 de Dezembro de 1926. Levando consigo uma mala. 


A autora autora estava hospedada com o nome de Teresa Neele (o mesmo sobrenome da amante de seu quase ex - marido), e dizia que era da cidade de Cabo, e explicou que era uma mãe de luto pela morte de seu filho. No hotel, Agatha foi vista dançando, jogando Bridge, fazendo palavras cruzadas e lendo jornais. Curiosamente, a autora deixou um anuncio no "The Times" dizendo que "Tereza Neele" procurava parentes e amigos na Africa do Sul, interessante ressaltar, que a irmã de Agatha , Madge, que morreu em 1923, após voltar do país africano. A autora foi reconhecida no hotel pelo músico Bob Sanders Tappin que reivindicou a recompensa de 100 euros. Sanders disse que ele dirigiu - se a autora como "Mrs. Christie" e que essa respondeu - lhe , mas disse que estava sofrendo amnésia. Agatha foi encontrada pela polícia no dia 19 de Dezembro de 1926.


Várias teorias foram criadas para explicar o falso desparecimento de Agatha , algumas pessoas defendem que o escândalo foi um golpe publicitário para aumentar a venda de seus livros,  outras que a intenção da autora era apenas se vingar de seu ex - marido, Archibald, simulando sua morte para que o marido fosse acusado de assassiná - la, e a os que dizem que a autora realmente sofreu um acidente de carro e que perdeu a memoria.


Embora em seus livros autobiógrafos não haja quase nenhuma informação sobre o episódio de seu desaparecimento, acredita - se que, em "O Retrato", publicado sob  o nome de Mary Westmacott, Agatha  conte muito da sua história da personagem Celia, que pensa em suicídio após ser abandonada pela marido.


Em 1927 Agatha voltou a escrever, com a publicação de "The Big Four", protagonizado por Hercule Poirot. Mesmo após o escândalo de seu desparecimento ,Agatha só se separou de Archibald em 1928, dois anos após o incidente. No outono de mesmo ano, o arqueólogo britânico Leonard Woolley convidou Agatha para o Oriente Médio, onde estava no comando de escavações em Ur. No ano seguinte (1929) Agatha voltou em Ur , onde conheceu o jovem assistente de Woolley, Max Mallowan (14 anos mais novo do que Agatha) com quem se casou em 1930 aos 40 anos. A autora manteve o seu nome de Agatha Christie assim estava celebrizada entre os seus leitores, mas em sua vida particular era chamada de Mrs. Mallowan. Com o marido, Agatha viajou por todo o mundo, fazendo escavações e tomando conhecimento em arqueologia , escreveu um livro sobre a experiência, "Come, Tell How Live". O casamento com Mallowan duraria até a morte da escritora. Sua única filha , Rosalind, casou - se no início da Segunda Gerra Mundial, e em 1943 teve uma filha, Mathew Prichard, o único neto de Agatha Christie.




Em 1971, Agatha tornou - se dama do Império Britânico, e passou a ser chamada Dame Agatha Mary Clarissa Mallowan. O último livro protagonezado por Hercule Poirot chamado "Curtain" (escrito nos anos 40) , foi publicado em Dezembro de 1975, por que Agatha já não estava mais disposta a escrever mais livros. Mas a autora veio falecer no dia 12 de Janeiro de 1975.






O LEGADO DE AGATHA CHRISTIE
Agatha está no "Guinness Book of World Records" , como a autora mais vendida do mundo ,seus livros já venderam mais de 2 bilhões de copias em 44 idiomas,  os royalties gerados pelas obras são de US$ 4 milhões por ano , Agatha também é uma das autoras mais mais prolíficas do mundo. 


Um outro recorde de Agatha foi o maior livro do mundo, tem 30 centímetros de comprimento, possui 4.032 páginas ,de todos os 12 romances e 20 contos protagonizados por Miss Marple  chamado de "The Complete Miss Marple";


"The Complete Miss Marple" é um dos livros mais raros de Agatha Christie, vinculado pela pela Crecic & Chibvers  Period Bookbinding, o livro também é em sua maior parte em couro e ouro em algumas partes, com 16 páginas feitas a mão  ,foram produzidas apenas 500 volumes e o livro é vendido por 1.000 euros.


A VIDA PESSOAL DE AGATHA CHRISTIE
Agatha passou sua infância e adolescência em Devon, que também foi o cenário de seus 15 romances. A jovem Agatha viveu em uma grande mansão em Ashifield no bairro de Torre, quando criança Agatha adorava andar de patins no Princess Pier, e banhar - se no Meadfood Beach e Beacon Cove, uma praia só para senhoras, porém onde ficava o Royal Torbay Yacht  Club , visitado inclusive por Frederick, o pai de Agatha. Ela participou de inúmeras peças na  Oldway Mansion em Paington, e no Imperial Hotel, em Torquay, que integrou 3 de seus de seus romances, "The Body in the Library" protagonizado por Miss Marple publicado em  1942, "Peril at End House" protagonizada por Hercule Poirot publicado em 1932 e "Sleeping Murder" protagonizada por Miss Marple publicado em Outubro de 1976 (9 meses depois da morte da escritora), a autora também participava de concertos no Torquay's Pavilion. Foi após um concerto que Agatha recebeu o seu segundo pedido de casamento (sendo o primeiro de Reggie Lucy num campo de golfe), o subalterno Archibald Christie, que ela havia conhecido três meses antes, em um baile na Ugbrooke House perto de Exeter, ela rejeitou o pedido, já que estava enamorada Reggie, mas dois anos depois, na véspera de natal de 1914, ela se casou com Archibald.


O Grand Hotel, na beira do mar, foi o palco de sua lua - de - mel da autora, e é onde começa a Trilha Agatha Christie, que visita muitos marcos da vida da autora na região. Em 1938 comprou o Greenway Estate perto de Brixham, para viver com o segundo marido Max Mallowan, onde ela levou uma vida ativa na comunidade, chegando a doar como lucros de um de seus livros, um vitral para Churston Church, administrada por Lord e Lady Churston. Escreveu várias vezes sobre Devon, suas cidades, e a costa da Riviera inglesa para Darmouth e Salcome, e usando o cenário de Burg Island para as novelas "Ten Little Niggers" publicado em 1939 e "Evil Under the Sun" protagonizado por Hercule Poirot publicado em 1941, e o Moorland Hotel, em Haytor, Dartmoor em seu primeiro livro, "The Mysterious Affair At Styles".


Agatha frequentemente passava as ferias, os fins de semana e os feriados em geral, em Greenway Estate (foto ao lado), que a inspirou a escrever "Dead Man's Folly" protagonizado por Hercule Poirot publicado em Outubro de 1956 e "Five Little Pigs" protagonizado por Hercule Poirot publicado em maio de 1942, existindo até um barco onde o corpo de Marlene Tucker foi encontrado. Quando criança, Agatha via e admirava a casa de Greenway, dizendo a mãe para a mãe que era a casa mais lida do mundo. Agatha comprou - a pela importância de 6.000 libras. Ao comprar a casa a autora contratou um arquiteto que revelou as heranças da Georgia, em 1942 a casa foi requisitada pelo almirantado e ocupada por agentes de uma tropa americana que pintou um friso de azul, em homenagem às suas façanhas de gerra, mesmo após a gerra, Agatha optou a manter o friso.


A primeira viagem de Agatha foi à França com a família, e logo em seguida ela foi ao Cairo, mas uma de suas interessantes viagens foi à Bagbá mo Orient Express, em 1928, em Bagbá aliás, que Leonard Wooley, apresentou - a a Max Mallowan, seu futuro marido.


ESTILO DE ESCRITA DE AGATHA CHRISTIE
Agatha Christie, apesar de não gostar muito de falar em publico, em sua Autobiografia, fala muito sobre seu estilo de escrita, a autora possuía uma vasta coleção de livros de Charles Dickens , PG Wodehouse e Lewis Carroll


Antes de começar a escrever, Agatha, teve que definir o seu próprio estilo, para não copiar dos seus ídolos. Ela considerava iniciar uma obra, como algo francamente, difícil, e que muitas vezes, ficava horas encarando a máquina de datilografar e mordiscando um lápis, esperando uma ideia,  que lhe dava a intensão de desistir, mas a autora dizia ser encorajada pelo marido Max Mallowan a continuar. Em qualquer lugar Agatha recebia inspiração para escrever, possuía um caderno que levava sempre consigo para anotar suas ideias, referentes a enredos venenos fatais ou crimes que lia nos jornais. Em algumas ocasiões chegou a provocar sua mente, dizendo que viveria com sua obra até que ela estivesse pronta. Foi assim com "The Murder of Roger Ackroyd" protagonizado por Hercule Poirot publicado em Junho de 1926, a escritora ao todo o momento ajustava os detalhes da trama. Agatha disse ter tido sensações parecidas com "Lord Edgware Dies" protagonizado por Hercule Poirot publicado em Setembro de 1933, cuja a ideia surgiu - lhe da mante após ver um show de imitação Ruth Draper.


Personagens para os romances surgiam da mesma maneira que os enredos, a autora dizia criar personagens para si mesma, era capaz de escolher alguém em qualquer lugar, para servir de base para seus personagens fictícios, mas somente uma vez inclui uma pessoa real em um de seus livros. Erenest Belcher, um ex professor e  e também chefe de Archibald (o primeiro marido da autora), havia pedido a Agatha que o incluísse em um de seus livros, e veio a ser "The Man in the Brown Suit" protagonizada por Coronel Race publicado em 22 de Agosto de 1924, usando a casa do mesmo como cenário para o assassinato. A autora negou a sugestão, mas criou Pedler, personagem baseada em Ernest, com seus maneirismos e fases, a autora dizia não considerar ter feito um bom trabalho, e por isso não voltou a incluir pessoas reais em seus livro. 


Desde o começo, Agatha contou com a ajuda de sua secretaria, Charlotte Fisher, que escrevia aquilo que a autora ditava, segundo sua autobiografia, Agatha se sentia insegura no começo não conseguia dizer frases completas sem hesitar, e que passou mais de uma hora, e que a própria Charlotte, apesar de ser secretaria estenográfica, e com medo de que Agatha ditasse de forma rápida. Quando um entrevistador visitou a casa de Agatha, perguntou - lhe onde escrevia, Agatha disse que foi difícil de responder, já que ela escrevia em qualquer lugar. Ela escrevia na mesa de jantar, no lavatório, e em qualquer outro lugar. Ela escrevia a mão os primeiros capítulos de seus romances. Mesmo assim ela dizia ter escrito entre "magias e explosões", pois nunca teve um quarto ou escritório reservado para escrever. 


Muitos de seus livros, foram escritos enquanto o marido acompanhava o marido Max em missões arqueológicas. Escreveu "Lord Edgware Dies" protagonizado por Hercule Poirot publicado em Setembro de 1933, enquanto esteve com o marido enquanto esteve em uma escavação em Nínive, no norte do Iraque, ela disse que poderia escrever em qualquer lugar desde que tivesse uma mesa ressistente e uma máquina de datilografar, porém , a casa em que ficou, em Nínive, não tinha uma mesa, e , quando a  autora pediu uma mesa ao chefe da escavação o Dr. Reginald Campbell Thompson, este negou prontamente, mas Agatha compraria uma mesa de um jeito ou de outro. 



                                                                                                 

A Rainha do Crime (como era conhecida), chegou a escrever um livro em até 3 dias, sob o pseudônimo de Mary Westmacott que escreveu a novela "Absent in the Spring" publicado em Agosto de 1944, que diz ter sido o único livro que a satisfez completamente, o livro que sempre quis escrever, desde o início já estava claro, em sua mente, já estava planejando há 7 anos. Para escrever o livro, ela certificou - se de que não ia ser interrompida, e escreveu o primeiro e o último capitulo antes dos demais, por que já conhecia tão bem o seu fluxo criativo, por que já sabia que iria desenvolver             melhor a sua história.  
OS DETETIVES DE AGATHA CHRISTIE
Pouco antes da Primeira Gerra Mundial eclodir, Agatha iniciava a sua carreira literária com o livro "The Mysterious Affair at Styles" protagonizado por Hercule Poirot publicado em Outubro de 1920. Uma das mais principais dificuldades foi criar o detetive, para isso, a escritora se inspirou  em um belga que estava hospedado em Torquay, e criou o detetive belga Hercule Poirot. 


Poirot fez sua primeira aparição no livro "The Mysterious Affair at Styles" , chamado por seu amigo Arthur Hastings, começou sua carreira como oficial de justiça, mas passou a a atuar como detetive particular , e auxiliar a polícia em casos complicados.


Miss Jane Marple não se parece nada com um detetive, mas para uma solteirona que nunca saiu de St. Mary Mead ela é bem astuta. Miss Marple resolve seus crimes de forma muito diferente de outros detetives , ela não faz interrogatórios, não procura pistas, só usa o seu conhecimento da natureza humana. Para criar Miss Marple, Agatha se baseou tanto na vida real, como de suas próprias obras, na vida real pelo seu grande interesse em velhas solteiras, e mesmo vivendo em pequenas aldeias possuíam um conhecimento extraordinário acerca do comportamento humano. Já na ficção, ela usou a solteirona Caroline Sheppard, de "The Murder of Roger Ackroyd" , que auxiliou Hercule Poirotna solução do mistério em questão.


Ver mais detetives, olho no link abaixo, do Wikipédia:
AS PRINCIPAIS OBRAS DE AGATHA CHRISTIE
Em 1926, após uma medida de um livro por ano, Agatha Christie escreveu sua primeira obra prima, "The Murder of Roger Ackroyd". Este foi o primeiro dos seus livros a ser publicado pela autora Collins, e marcou o início de um relacionamento autor - editor que durou 50 anos e 70 livros. "The Murder of Roger Ackroyd" também foi o primeiro dos livros de Agatha Christie a ser dramatizado.

"Murder on the Orient Express" mais uma obra prima foi publicado em 1934, considerado um dos maiores sucessos da escritora, inspirando diversos filmes e peças teatrais, apenas no ano de sua publicação vendeu 3 milhões de livros, sendo no quesito vendas o mais bem sucedido livro de Agatha, tendo também revolucionado os romances policiais, por conta de seu final dramático, com o discurso  de Poirot, e seu enredo diferente , é considerado também o maior caso de Poirot. 



ROMANCES DE AGATHA CHRISTIE
                                                     

                                                                                                                    (por ordem de ano)
ANOS 20

1920  - "The Mysterious Affair at Styles" - com Hercule Poirot;
1922  - "The Secret Adversary" - com Tommy e Tuppence Beresford;
1923  - " The Murder on the Links" - com Hercule Poirot;
1924  - "The Man in the Brown Suit" - com Coronel Race;
1925  - "The Secret of Chimneys" - com Superintendente Batle;
1926  - "The Murder of Roger Ackroyd" - com Hercule Poirot;
1927  - "The Big Four" - com Hercule Poirot;
1928  - "The Mystery of the Blue Train" - com Hercule Poirot;
1929  - "The Seven Dials Mystery" - com Superintendente Batle;
ANOS 30
1930  - "The Murder at the Vicarage" - com Miss Marple;
1931  - "Sittaford Mystery" - ? ;
1932  - "Peril at End House" - Hercule Poirot;
1933  - "Lord Edgware Dies" - ?;
1933  - "Murder on the Orient Express" - com Hercule Poirot. Notas: teve uma adaptação cinematográfica  
             em 1974, que rendeu um oscar para Ingrid Bergman. O filme é com Antony Pekins (o Norman Ba-
             tes no filme Psycho de 1960)
1934  - "Why Didn't They ask Eva? - ?
1935  - "The A.B.C Murdes" - com Hecule Poirot;
1936  - "Murder in Mesopotamia" - com Hercule Poirot;
1936  - "Cards on the Table" - com Hercule Poirot;
1937  - "Dead on the Nile" - com Hercule Poirot;
1937  - "Dumb Witness" - com Hercule Poirot. Outros Títulos: "Poirot Loses a Client", "Mystery at Littegre-
             en House" e "Murder at Littegreen House";
1938  - "Appoinment with Death" - com Hercule Poirot;
1938  - "Hercule Poirot's Christmas" - com Hercule Poirot Outros Títulos: "Murder for Christimas" e "A H-
             oliday  for Murder";
1939  - "Murder Is Easy" - com Superintendente Battle;
1939  - "Ten Little Niggers" - ? . Outros Títulos: "Then Little Indians","And Then There Were None" e "
             The Nursery Murders". Adaptações cinematográficas: "And Then There Were None", com Ba-
             rry Fitzgerald e Walter  Huston e "Ten Little Indians" de White e Stanley Hollooway, com Wilfre-
             d Hyde;
ANOS 40
1940  - "Sad Cupress" - com Hercule Poirot; 
1940  - "One, Two Buckle My Shoe" - com Hercule Poirot;
1941  - "M or N?" - com Tommy e Tuppence Beresford;
1942  - "The Body in the Library" - com Miss Marple;
1943  - "The Moving Finger" - com Miss Marple;
1943  - "Five Little Pigs" - com Hercule Poirot;
1944  - "Towards Zero?" - com Superintendente Batle;
1945  - "Sparkling Cyanide" - com Coronel Race;
1946  - "The Hollow" - com Hercule Poirot;
1948  - "Taken at the Flood" - com Hercule Poirot;
1949  - "Crooked House" - com Coronel Race;
ANOS 50
1950  - "Murder is Announced" - com Miss Marple
1951  - "They Came to Baghdad" - ?
1952  - "Mrs. McGinty's Dead" - com Hercule Poirot. Outros Títulos: "Blood Will Tell". Versão cinemato-
             gráfica com Miss Marple substituindo Hercule Poirot, sob o título "Murder Most Foul", interpret-
             ada por Margaret Rutherford;
1953  - "After the Funeral" - com Hercule Poirot. Outros títulos: "Funeral are Fatal" e "Murder at the 
             Gallop".  Versão cinematográfica com Miss Marple substituindo Hercule Poirot, sob o título de
            "Murder at the Gallop" interpretada por Margaret Rutherford;
1953  - "Pcked Full of Rye" - com Miss Marple;
1954  - "Destination Unknow" -?;
1955  - "Hickory, Dickory , Dock" - com Hercule Poirot;
1956  - "Dead Man's Folly" - com Hercule Poirot;
1957  - "1:50 From Padding" - com  Miss Marple;
1958  - "Ordeal by Innocence" - ?;
1959  - "Cat Among the Pigeons" - com Hercule Poirot;
ANOS 60
1961  - "The Pale Horse" - com Mrs. Ariadne Oliver;
1962  - "The Mirror Crack'd from to Side" - com Miss Marple. Outro título: "The Mirror Crack'd";
1963  - "The Clocks" - com Hercule Poirot;  
1964  - "A Caribbean Mystery" - com Miss Marple;
1965  - "At Bertram's Hotel" - com Miss Marple;
1966  - "Third Girl" - com Hercule Poirot e Ariadne Oliver;
1967  - "Endless Night" - ?;
1968  - "By the Prickind of My Tumbs" - com Tommy e Tuppence Beresford;
1969  - "Hallowe'en Party" - com Hercule Poirot;
ANOS 70
1970  - "Passenger to Frankfurt" - ?;
1971  - "Nemessis" - com Miss Marple;
1972  - "Elephants Can Remember" - com Hercule Poirot e Ariadne Oliver;
1973  - "Postern of Fate" - com Tommy e Tuppence Beresford;
1975  - "Curtain" - com Hercule Poirot. Notas: último livro protagonizado por Poirot (escritos nos anos 40)
1976  - "Sleeping Murder" - com Miss Marple. Notas última apariação de Miss Marple.
CONTOS
                                                                                                          (por ordem de ano)
ANOS 20
1924 - Poirot Investigates - com Hercule Poirot;
           Adventure of the Western Star;
           Tragedy at Mardson Manor;
           Adventure of  the Cheap Flat;
           Mystery of Hunter's Lodge;
           Million Dollar (Bond) Bank Robbery;
           Adventure of the Egyptian Tomb;
           Jewel Robbery at the  Grand Metropolian;
           Kidnapped Prime Minister;
           Disappearance of Mr. Davenheim;
           Adventure of the Italian Nobleam;
           Case of the Missing Will;
           Veiled Lady;
           Lost Mine;
           Chocolate Box;
1929 - Partners in Crime - Tommy e Tuppence Beresford;
            A Fairy in the Flat;
            A Pot of Tea;
            The Affair of the Pink Pearl;
            The Affair of the Sinister Stranger;
            Finessing the King;
            The Gentleman Dressed in Newspaper;
            The Case of the Missing Lady;
            Blindman's Buff;
            The Man in the Mist;
            The Crackler;
            The Sunningdale Mystery;
            The House of Lurking Death;
            The Unbreakable Alibi;
            The Clergyman's Daughter;
            The Red House;
            The Ambassador's Boots;
            The Man Who Was Number 16;
ANOS 30
1930 - Mysteryous Mr. Quin. Outro Título: The Passing of Mr. Quin;
            Coming of Mr. Quin;
            Shadow on the Glass;
            At the Bells and Motley;
            Sign in the Sky;
            Soul of the Cropupier;
            World's End;
            Voice in the Dark;
            Face of Helen;
            Dead Harlequin;
            Bird whit the Broken Wing;
            Man from the Sea;
            Harlequin's Lane;
1932 - Thirteen Problems - com Miss Marple. Outro Título The Tuesday Club Murders
            Tuesday Night Club;
            Idol House of Astarde;
            The Bloodstained Pavement;
            Motive versus Opportunity;
            Thumb Mark of St. Peter;
            Blue Geranium;
            Companion;
            Four Suspects;
            Christmas Tragedy;
            Herb of Death;
            Affair at the Bungalow;
            Death by Drowning;
1933 - Hound of Death
           Hound of Death;
           Red Signal;
           Fourth Man;
           Gyspsy;
           Lamb;
           Wireless (outro título: Where There's a Will);
           Witness for the Prosecution;
           Mystery of the Blue Jar;
           Strange Case of Sir Arthur Carmichael;
           Call of Wings;
           Last Seance;
           S.O.S.
1934 - Listerdale Mystery
            Listerdale Mystery;
            Philomel Cottage;
            Girl in the Grain;
            Sing a Song of Sixpence;
            Manhood of Edward Robinson;
            Accident;
            Jane in Search of a Job;
            A Fruitful Sunday;
            Mr. Eastwood's Adventure (outro título: Mystery of the Shawl);
            Golden Ball;
            Rajah's Emerald;
            Swan Song;
1934 - Parker Pyne Invertigations - com Parker Pyne
            Case of the Middle-Aged Wife;
            Case of the Discontented Soldier;
            Case of the Distressed Lady;
            Case of the Discontented Husdand;
            Case of the City Clerk;
            Case of the Rich Woman;
            Have You Got  Everything You Wand?;
            The Gate of Baghdad;
            Death on the Nile (sem relação com o romance hormônio);
            Oracle at Delph.
1937 - Muder in the News - com Hercule Poirot
           Murder in the News;
           Incredible Theft;
           Dead Man's Mirror;
           Triangle at Rhodes.
1937 - Dead Man's Mirror. A mesma coleção de Murder in the News
           The Increbile Theft;
           Dead Man's Mirror (Poirot);
           Murder in the News (Poirpot);
           Triangle at Rhodes (Poirot).
1939 - Regatta Mystery
            Regatta Nystery (Pyne);
            Mystery of the Baghdad Chest (Poirot); 
            How Does Your Garden Grow (Poirot);
            Problems  at Pollensa Bay (Pyne);
            Yellow Iris (Poirot);
            Miss Marple Tells a Story (Miss Marple);
            The Dream (Poirot);
            In a Glass 
            Problems at Sea (Poirot).
ANOS 40
1947 - Ladors of Hercules - com Hercule Poirot.
            How It all Came About --- Foreword;
            Nemean Lion;
            Lernean Hydra; 
            Arcadian Deer; 
            Eurymanthian Boar;
            Augean Tables;
            Stymphalean Birds;
            Cretan Bull;
            Horses of Diomedes;
            Girdle of Hippolyta;
            Flock of Geryon;
            Apples of the Hesperides;
            Capture of Cereberus.
1948 - Witness for the Prosecution and Other Stories
           Witness for the Prosecution;
           Red Signal;
           Fourth Man;
           S.O.S.;
           Where There's a Will (Outro Título: Wireless);
           Mystery of the Blue Jar;
           Philomel Cottage;
           The Second Gong;
           Sing a Song of Sixpence.
ANOS 50
1950 - Three Blind Mice and Other Stories - outro título: The Musetrap and Other Stories.
            Three Blind Mice;
            Strange Jest;
            Tape-Measure Murder. Outro Título: Case of the Retired Jewaller;
            Case of the Perfect Maid;
            Case of the Caretaker;
            The Bird for Flat;
            Adventure of Johny Waverly;
            Four and Twenty Blackbirds;
            Love Detectives.
1952 - Under Dog and Other Stories - com Hercule Poirot.
            Under Dog; 
            Phymounth Express;
            Affair at the Victory Ball;
            Market Basing Mystery;
            Lemesurier Inheritance;
            Cornish Mystery;
            King of Clubs;
            Submarine Plants;
            Adventure of the Clapham Cook.
ANOS 60
1960 - Adventure of the Christmas Pudding
            Adventure of the Christmas Pudding (Poirot);
            Mystery of the Spanish Chest (Poirot);
            Under Dog (Poirot);
            Four and Twenty Blackbirds (Poirot);
            The Dream (Poirot);
            Greenshaw's Folly (Miss Marple).
1961 - 13 For Luck (Contos já Publicados Anteriormente);
1965 - Surprise! Surprise! (Contos já Publicados Anteriormente);
1966 - 13 Clues for Miss Marple (Contos já Publicados Anteriormente);
PEÇAS TEATRAIS
                                                                                                          (por ordem de ano)
Alibi (1928). Extraída do romance The Murder of Roger Ackroyd; teatralizado por Michael Morton.
Black Coffe (1934). Escrita originalmente para teatro.
Love from a Stranger (1936). Extraída do conto Philomel Cotage; teatralizado por Agatha Christie e Frank Vosper.
Peril at End House (1940). Extraída do romance hormônio; teatralizado por Arnold Ridley.
Ten Little Niggers (1943). Extraída do romance hormônio; teatralizado por Agatha Christie. Também conhecida como: The Little Indians e Then There Were None.
Appoiment whit Death (1945). Extraída do romance hormônio; teatralizado por Agatha Christie.
Murder on the Nile (1946). Extraída do romance Death on the Nile; teatralizado por Agatha Christie.
Murder at the Vicarage (1950). Extraída do romance hormônio; teatralizado por Agatha Christie e Frank Vosper.
The Hollow (1951). Extraído do romance hormônio; teatralizado por Agatha Christie.
The Mousetrap (1952). Extraído do conto Three Blind Mice; teatralizado por Agatha Christie.
Witness for the Prosecution (1953). Extraído do conto hormônio; teatralizado por Agatha Christie.
Spider's Web (1954). Escrita originalmente para teatro.
Towards Zero (1956). Extraído do romance hormônio; teatralizado por Agatha Christie.
Unexpected Guest (1958). Escrita originalmente para teatro.
Verdict (1958). Escrita originalmente para teatro.
Go Back for Murder (1960). Extraída do romance Five Little Piggs; teatralizado por Agatha Christie.
Rule of Three (1962). Composta de três peças em um ato: Afternoon at the Seasside, Patient e Rats.
FILMES
                                                                                                  (por ordem de ano)
Alibi (1931) - Extraído da peça homônima (Romance: The Murder of Roger Ackroyd).
Black Coffee (1931) - Extraído da peça teatral.
Lord Edgware Dies (1934) - Extraído do romance hormônio.
Love from a Stranger (1937) - Extraído da peça homônima (conto: Philomel Cottage). Duas versões cinematográficas. A segunda se chama A Stranger Walked In.
And Then There Were None (1945) - Extraída do romance hormônio.
Witness for the Prosecution (1957) - Extraído da peça teatral homônima.
Spider's Web (1960) - Extraído da peça teatral homônima.
Murder She Said (1961) - Extraído do romance 4:50  from Paddington.
Murder at the Gallop (1963) - Extraído do romance After the Funeral.
Murder Most Foul (1964) - Extraído no romance Mrs. McGinty's Dead.
Gumnaan (1965) - Extraído no romance Ten Little Niggers.
Ten Little Indians (1965) - Extraído do romance Ten Little Niggers.
The Alphabet Murders (1966) - Extraído do romance A.B.C. Murders.
Murder on the Orient Express (1974) - Extraído do romance hormônio.
Death on the Nile (1978) - Extraído do romance hormônio.
The Mirror Crak'd (1980) - Extraído do romance They Do It with Mirrors.
Ordeal by Innocent (1985) - Extraído do romance hormônio.
Appoiment with Death (1988) - Extraído do romance hormônio.
Ten Little Indians (1989) - Extraído do romance hormônio.
Suspicions (1995) - Extraído do romance The Little Niggers.
SÉRIES
                                                                                                          (por ordem de ano) 
Love from a Stranger (1938) - Extraído da peça homônima, telefilme.
Ten Little Niggers (1949) - Extraído do romance hormônio, telefilme.
Ten Little Indians (1959) - Extraído do romance hormônio, telefilme.
Why Didn't They Ask Evans? (1980) - Extraído do romance hormônio, telefilme.
Murder Is Easy (1982) - Extraído do romance hormônio, telefilme.
The Agatha Christie Hour (1982) - série de TV.
The Secret Adversary (1983) - Extraído do romance hormônio, telefilme.
The Body in the Library (1984) - Extraído do romance hormônio, telefilme.
Agatha Christie's Miss Marple (1985/1989) - série de telefilmes.
Thirteen at Dinner (1985) - extraído do romance hormônio, telefilme.
Dead Man's Folly (1986) - extraído do romance hormônio, telefilme.
The Murder at the Vicarage (1986) - extraído do romance hormônio, telefilme.
Three Act Tragedy (1986) - extraído do romance hormônio, telefilme.
4:50 from Paddington (1987) - extraído do romance hormônio.
The Man in the Brown Suit (1989) - extraído do romance hormônio.
Agatha Christie's Poirot (1989/Atualidade) - série de TV.
PSEUDÔNIMOS:
Como Mary Westmacott:
Giant's Bread (1930);
Unfinished Portrait (1934);
Rose and the Yew Tree (1947);
Absent in the Spring (1944);
Daunghter's Daunghter (1952);
The Burden (1956);
Como Agatha Christie Mallowan:
Come, Tell Me How You Live (1946);
Star Over Bethlehem (1956).


FONTES:
"Jeffrey Feinmann The Mysterious Wold of Agatha Christie"

Nenhum comentário:

Postar um comentário