sábado, 22 de agosto de 2015

The Babadook (Jennifer Kent, 2014)


  Sabe aquele filme que você quando você acaba de assistir, fica alguns segundos pensando sobre ele enquanto os créditos rolam e finalmente você pensa: "que porra foi essa?!"? The Bababdook é esse tipo filme/reflexão. Não que o filme seja ruim, até que o tipo de "porra" que eu falo é o tipo de "porra boa" (desculpe o trocadilho infame).

domingo, 16 de agosto de 2015

Indagne su un Cittadino al di Sopra di Ogni Sospetto (Elio Petri, 1970)

  
  Nunca havia ouvido falar de Elio Petri até há alguns meses atrás. Já que eu sou um devoto aos filmes italianos e não queria ficar limitado a Mario Bava, Dario Argento e Sergio Martino, resolvi fuçar e pesquisar sobre mais diretores italianos até que conheci Peri e li um pouco sobre o seu filme mais conhecido, Indagne su un cittadino al di sopra di ogni sospetto (no Brasil: Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita) de 1970. Devo ressaltar que não gosto muito de filmes políticos, mas esse aqui mexeu comigo e eu o considero um dos melhores filmes que eu já vi.

sábado, 15 de agosto de 2015

Stanley Kubrick

  Stanley Kubirck foi um fotógrafo, cineasta, roteirista e produtor americano. Nascido em Nova Iorque em 26 de julho de 1928, é considerado um dos mais importantes cineastas de todos os tempos, tendo dirigido grandes clássicos do cinema, como Lolita (1962), Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worring About and Love the Bomb (1964), 2001: A Space Odyssey (1968), A Clockwork Orange (1971) e The Shining (1980).

L'Uccello dalle Piume di Cristallo (Dario Argento, 1970)


 Gente... Isso sim que é um belo início de carreira. E que início! Antes Dario Argento só havia feito roteiros de treze filmes (incluindo o famoso western spaghetti C'era una volta il west) e além de ser roteirista, era crítico de cinema. Argento tinha trinta anos quando roteirizou e dirigiu o seu primeiro filme como diretor, L'uccello dalle piume di cristallo (O pássaro das plumas de cristal, no Brasil). Esse filme deveria ter sido uma adaptação do romance de Frederic Brow, The Screaming Mimi, que por sinal já havia uma adaptação em 1958. Esse filme é o primeiro filme da Trilogia dos Animais, que consistem em mais dois filmes além desse: Il Gatto a Nove Code (1971) e 4 Mosche di Velluto Grigio (1971), todos dirigidos por Argento.