segunda-feira, 27 de maio de 2013

A História da Arte — Píntura Rupestre

A arte é uma forma cultural de expressar o talento e conhecimento humano. A arte expressa amor, carinho, beleza, fatos do cotidiano urbano e rural.
Existem vários tipos de arte, a escultura, a arquitetura, a pintura, a literatura, etc. Nós somos a arte, a arte vem de dentro de nós. devemos expressar nossos sentimentos através da arte, nós não podemos dizer: "Não vou fazer isso porque não sei", se não nós — os seres humanos — não vamos passar de algo sem valor na terra.
Essa é a primeira parte de uma série de posts que eu pretendo fazer.
Ela começou lá, lá, lá, lá... na Pré—História, com as pinturas dos homens pré—históricos. Nas pinturas — que eram pintadas nas paredes — eles retratavam o cotidiano pré—histórico, como a caça, as pessoas, as batalhas dos animais. Essa era a Arte Rupestre. Olhem a foto acima, o quê vocês vêem nela? Como as descreveriam?
Isso é o que fascina os historiadores até hoje, olhar o começo de algo que mudaria muitas coisas no mundo, tocá-lo, senti-lo, uma experiência que iria ficar marcada pelo resto de sua vida. Graças a essas pinturas, nós não teríamos tantos talentos como nós temos hoje.
A principal característica das pinturas da Idade da Pedra, é o naturalismo. Ele retratava a vida cotidiana através de sua perspectiva. Atualmente, a explicação mais aceita é que essa arte era realizada por caçadores, e que fazia parte do processo de magia por meio do qual procurava-se interferir na captura de animais, ou seja, o pintor-caçador do Paleolítico supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem. Acreditava que poderia matar o animal verdadeiro desde que o representasse ferido mortalmente num desenho. Utilizavam as pinturas rupestres, isto é, feitas em rochedos e paredes de cavernas. O Iníciom deste período era nômade. Os artistas do Paleolítico Superior realizaram também trabalhos em escultura. Mas, tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a ausência de figuras masculinas. Predominam figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas. Destaca-se: Vênus de Willendorf.
A técnica neolítica foi a que originou a cerâmica, a arquitetura, tecer panos. Conseguiu ainda, produzir o fogo através do atrito e deu início ao trabalho com metais. Todas essas conquistas técnicas tiveram um forte reflexo na arte. O Iníciom, que se tornara um camponês, não precisava mais ter os sentidos apurados do caçador do Paleolítico, e o seu poder de observação foi substituído pela abstração e racionalização. Como conseqüência surge um estilo simplificador e geometrizante, sinais e figuras mais que sugerem do que reproduzem os seres. Os próprios temas da arte mudaram: começaram as representações da vida coletiva. Além de desenhos e pinturas, o artista do Neolítico produziu uma cerâmica que revela sua preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto, também esculturas de metal.

4 comentários: