domingo, 9 de junho de 2013

Crítica, sinopse e curiosidades --> The Exorcist (1973)


Sinopse
Heagan MacNeil, 12 anos, uma garota adorável e comportada, até o dia em que ela decide mexer com o tabuleiro Ouija. Depois disso, ela é possuída por um demônio chamado Pazuzu. Ela dá muito trabalho para sua mãe, a atriz Chris MacNeil. Heagan se torna o verdadeiro demônio, xinga todo mundo, faz coisas horríveis com o crucifixo, até a chegada do padre Merrin, que ele e o demônio tem um passado.
Ficha Técnica:
Ellen Durstyn
Max von Sydow
Jason Miller
Lee J. Cobb
Linda Blair
Kitty Winn
Jack MacGowran
Reverendo William O'Malley 
Barton Heyman
Peter Masterson
Rudolf Schüdler
Gina Petrunshka
Robert Symonds
Reverendo Thomas Birminghan
Mercedes McCambridge
Crítica
Amei, amei, amei, amei, amei! Um foi muito assustador, e muito foda. Cara, aquela cena em que a Heagan se masturba com o crucifixo e depois faz a mãe chupar a vagina dela toda cheia de sangue... era mais nojenta do que aquela parte em que o cachorro do pianista cego come a garganta dele em Suspíria. The Exorcist é um filme muito bom, o livro também é (que em breve eu farei um post sobre o livro). Linda Blair faz uma ótima atuação, como a menina endemoniada do filme, pena que depois dele, ela só se destacou em Airport 75 (1974) e Repossessed (1992, que é tipo um, o que aconteceu a Heagan depois disso), e nos anos 80 embarcou num mundo de álcool e drogas. Mas, por incrívei que pareca (e serei franco com vocês) eu não senti muito medo com esse filme (e é sério, eu não tô mentindo). As coisas que ela faz são malucas. O filme merece ser um dos filmes mais assustadores de todos os tempos. E só porquê é um filme de terror, não quer dizer que é terror terro, também tem um toque de comédia, porquê o  Tenente Kinderman não consegue ninguém para ir com ele ao cinema, ver o filme.
Curiosidades
* O livro/filme foi inspirado num caso real, que aconteceu em 1949. Nos noticiários de Georgetown, diziam que Robbie Manheim de 14 anos tinha mexido com o tabuleiro Ouija, para falar com o seu tio morto, que estava em desespero, depois que sua tia morreu.
* A estreia aconteceu só em dezembro de 1973, mas a Warner Bros. foi obrigada a retirar o trailer original do longa dos cinemas por ele ser considerado "assustador demais" para plateias médias. O vídeo mostrava trechos do filmes com inserções artísticas animadas do próprio demônio Pazuzu, que possui a garotinha na telona. Depois de muito tempo, o estúdio liberou o vídeo no YouTube para os curiosos.
*Joseph Dyer, amigo do padre Karras no filme, é interpretado pelo padre William O´Malley, que até hoje leciona na Universidade de Fordham, onde parte do filme foi rodada. Ele ainda mostra cenas do longa em suas aulas admitindo que "80% dessa história é real".
* Eu estou imprecionado com a dedicação de Mercedes McCambridge fez para ficas com a voz mais demoníaca do cinema americano, ela fumou enlouquecidamente, feito uma chaminé, toumou enlouquecidamente ovos crus, e tudo isso para não ser creditada, em que William Pleter Blatty esqueceu de creditar ela no filme, que a mesma processou ele.
* Max Von Sydow (Padre Merrin o.0), durante as gravações, em que estão exorcizando Heagan, Linda falava tanta obscenidade (Vai se foder seu filho da puta, eu só vou sair desse corpo quando ele apodrecer nessa merda de terra isso foi um exemplo e etc.), que o ator se esquecia das falas.
Agora, em curiosidades, uma série de coisas estranhas que aconteceram no set:
* O set onde foi rodado a maior parte das cenas do longa pegou fogo no meio das filmagens. O único lugar que ficou intacto foi o quarto da menina possuída, Regan.
* Os amigos e parentes de todos os que estavam envolvidos com o filme, morreram, como o irmão de Max von Sydow morreu, a esposa grávida de um assistente de câmera perdeu o feto prematuramente, enquanto estava em sua barriga.
A equipe técnica sofreu horrores durante a produção. O homem que refrigerava o quarto onde aconteceu as cenas de possessão morreu de maneira inexplicável. Um vigia noturno que cuidava dos cenários foi morto a tiros durante uma madrugada. Um carpinteiro cortou o polegar fora. Outro serrou o dedão do pé. morre diabo!!! MORRE!!!!
A atriz Ellen Burstyn, que fazia a mãe da garotinha endiabrada, sofreu uma grave lesão na cena em que é atirada para longe pela filha. A culpa é tanto do demônio quanto do diretor Willian Friedkin, que instruiu o técnico responsável por puxá-la com a corda e "dar tudo de si".
Premiações e Indicações:
*Óscars: Premiações -- Melhor roteiro adaptado e melhor som
             Indicações -- Melhor filme (o primeiro filme de terror indicado a essa categoria), melhor atriz (Ellen       Durstyn), Melhor atriz Coadjuvante (Linda Blair), Melhor ator coadjuvante (Jason Miller), melhor edição, melhor fotografia, melhor direção e melhor direção de arte.
*BAFTA: Indicação a melhor som
*Globo de Ouro: Premiações: melhor filme - drama, melhor diretor, melhor roteiro e melhor actriz coadjuvante (Linda Blair).
                           Indicações: melhor actriz - drama (Ellen Burstyn), melhor actor coadjuvante (Max von Sydow) e melhor revelação feminina (Linda Blair)
*Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films: Prêmios - melhor filme de terror, melhor maquiagem, melhores efeitos especiais e melhor roteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário