sábado, 20 de dezembro de 2014

Il Demonio (1963)

E se eu te dissesse que se não existisse esse filme estrelado pela minha diva Daliah Lavi, não teríamos o o livro e o filme mais assustados de todos (segundo muitos críticos). Se você pensou em The Shining, você está redondamente enganado, se você pensou em The Exorcist, você está redondamente certo. Só para mostrar que quem é quem manda no cinema são os italianos, me vem um que faz esse filme, além de uma cena que Lavi faz o famoso andar da aranha (spider walk). Isso mesmo! Se você pensou que Regan MacNeil foi a primeira a andar que nem uma aranha, você está errado. Ao longo dessa crítica, você verá muitas semelhanças com Exorcist.


Purí (Daliah Lavi, La Frusta e il Corpo, Cassino Royale), é uma garota infeliz no amor, além de sofrer com a população local, já que vive em uma antiga aldeia italiana cheia de fanático religiosos, além de supersticiosos. Não vendo outra alternativa, ela apela para a bruxaria (taí porque ninguém gosta dela) para que o seu amor, Antonio (Frank Wolff, C'Era una Volta il West, Il Grande Silenzio), não pare de pensar nela. Logo, Purí começa a apresentar sinais de possessão demoníaca (também, quem foi que mandou ela mexer com bruxaria?), e a família dela a leva para um padre, para exorcizá-la, mas sem sucesso. 
A primeira hora do filme é basicamente isso, mas eu ão vou contar os próximos trinta e quatro minutos. Eu sei, eu sou mal (muahahahaha), e se você quiser saber sobre o resto do filme, é melhor você assistir o filme, e, ainda bem que tem legendas em português =D. O filme não tem tantas semelhanças com O Exorcista, mas ele copiou descaradamente o andar da aranha, e isso eu não admito. Eu sabia que O Exorcista era bom demais para ser verdade.
Il Demonio é um filme muito bom, dotado de ótimas atuações de ótimos atores, além de um ótimo roteiro e uma direção espetacular, de Brunello Rondi, que só para você ter uma ideia, é o roteirista de , e La Dolce Vita, além de uma ótima fotografia de Carlo Bellero e trilha sonora de Piero Picioni. Il Demonio é mais um exemplo de filmes europeus esquecidos e ofuscados por cópias americanas que deviam ser menos populares do que os originais. Esse filme é melhor do que qualquer outro filme de possessão demoníaca, além de um final surpreendente e infeliz. Il Demonio é o filme mais obscuro que eu vi, e que estava muito além de sua época. E, parece que existe uma teoria de conspiração, dizendo que esse filme nunca foi comercializado fora da Itália, por que a Warner (distribuidora de The Exorcist) sabendo que existem semelhanças constrangedoras entre o Exorcista e Demônio, e eu acredito nessa conspiração, e eu estranho o fato de nunca ter saído em Blu-Ray, ou DVD no Brasil, e no mundo. Pode parecer arrastado, e até chato, mas se lembre que é um filme da década de sessenta, mas vale pela cena de exorcismo é muito boa, além de desconfortante e com uma longa cena do andar da aranha e pela ótima atuação de Daliah Lavi.
Nota: 9,6
Ficha Técnica: Ano: 1963/Com: Daliah Lavi, Frank Wolff, Anna María Aveta, Tiziana Casetti, Dario Dolci, Franca Mazzoni, María Teresa Orsini, Rossana Rovere/Fotografia: Carlo Bellero/Trilha Sonora: Piero Picioni/Roteiro: Brunello Rondi, Ugo Guerra, Luciano Martino/Direção: Brunello Rondi/Durção: 94 min e 105 min/Data de Lançamento: 29 de Novembro de 1967 (França)

Nenhum comentário:

Postar um comentário