quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Vertigo

Recomendo no dia em que você morrer, no dia dos namorados, pausar Psycho (1960) pra ver esse, podem fazer um bom filme de suspense, mas nenhum ultrapassará Vertigo. Adaptado da novela 'D'ENTRE LES MORTIS' de Pierre Boileau e Thomas Narcejac, graças a esses dois anjos vindos do céu, deram origem à Vertigo, o Melhor Filme De Todos Os Tempos. Esqueca Psycho, Rebecca... Todos esses clássicos e Hitchcock, recomendo Vertigo até para quando morrer.
Nesse filme, Scottie (James Stewart), ex-detetive afastado da polícia por ter propensão a ter vertigens, é encarregado por  um de seus velhos amigos de vigiar a belíssima mulher dele, Madeleine (Kim Novak), cujo estranho comportamento a leva a tendencias suicidas. Ele a vigia, sege seus passos, até que em um dia ela tenta se afogar da Baía de São Francisco, mas sua tentativa de suicídio vem a calhar, quando Scottie a salva, eles se apaixonam imediatamente mas, devido à vertigem não consegue impedir que ela se jogue no alto de um campanário.


Sentindo-se responsável por sua morte, é vítima de uma depressão nervosa, depois retoma sua vida normal (na verdade, ele visita lugares onde esteve com ela, principalmente no Palácio da Legião de Honra, na galeria, onde havia um retrato de uma parente distante de Madeleine, Carlota Váldez. Uma mulher que se casou com um rico homem e quem teve uma filha. Ele a tirou dela e Carlota ficou louca ao ponto de suicidar-se), até o dia em que encontra a sócia da falecida Madeleine.

A moça diz chamar-se Judy Barton, mas ficando sabendo que Judy é Madeleine. Na verdade ela não era mulher, mas amante do amigo de Scottie, e que matou sua mulher, a verdadeira Madeleine, e a jogou no alto do campanário.
Os amantes diabólicos haviam montado essa manobra para dar sumiço na importuna, aproveitando-se da enfermidade de Scottie, que impediria de seguir Madeleine até o alto do campanário. Mas Judy/Madeleine, se apaixona verdadeiramente Scottie, por isso que ela correu para o alto da cena do crime, para impedir que o amigo dela matasse a verdadeira Madeleine.
Quando, no final, Scottie compreende que Judy é Madeleine (depois de colocar um colar que Scottie tinha visto, o colar era de Carlota, o marido de Madeleine a deu depois da aventura), arrasta-a à força para o campanário, enfrenta a própria vertigem, vê a moça cair no vazio - de tão transtornada - e vai embora, se não feliz, pelo menos triste.
Um triângulo amoroso inusitado, não?
Legal não, esse filme é muito bom. É tão bom que eu vou ver agora, tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário