terça-feira, 17 de junho de 2014

Mario Bava: La Ragazza che Sapeva Troppo (1963)

Aqui está Mario Bava lá, lá bem lá no começo de um subgênero de terror italiano que ele próprio inventou, e inovou. Pense que giallo é um livro, em que La Ragazza che Sapeva Tropo é a introdução desse livro, porque esse é simplesmente o primeiro filme giallo. Mario Bava sabe muito bem criar uma atmosfera intrigante em seus filmes, além de fazer uma bela direção de fotografia. O filme em si é um jogo doido de luz e sombras, já que a película é em Preto & Branco, formando uma peculiaridade nunca vista antes nele, e transformando o num suspense intrigante e inquietante.

No filme, Nora Davis (Letícia Román) é uma americana que vai a Roma a fim de passar as férias lá. Quando ela vai para a casa de uma velha amiga de família, Ethel (Chana Coubert, em seu único filme), que está doente. Mas, quando Ethel morre numa noite, Nora tenta pedir ajuda, mas presencia o assassinato de uma mulher. Mas, quando no dia seguinte ela fala para um inspetor que presenciou um assassinato, ninguém acredita nela. Então, cabe a Nora e o médico Marcelo Bassi (John Saxon, vinte e um anos antes de se tornar o pai da Nancy em Nightmare on Elm Street).
La Ragazza che Sapeva Troppo é um filme obrigatório para jovens cinéfilos adoradores de filme de terror antigo (assim como eu). Ele é ótimo, intrigante, e com uma trilha sonora muito boa também, uma coisa importante para que um filme de terror seja ótimo. Também é um filme inspirador e precursor para ótimos filmes de terror, até slasher, que iriam vir depois.
Nota: 9,4
Ficha técnica:
Direção: Mario Bava
Escrito por: Mario Bava; Enzo Corbucci; Ennio De Concini; Eliana De Sabata; Mino Guerrini; Franco Prosperi.
Ano de Lançamento: 10 de Fevereiro de 1963 (Itália); início de 1970 (Brasil)
Música de: Les Baxter (versão americana); Roberto Nicolosi.
Com: John Saxon, Letícia Román, Valentina Cortese, Titti Tomaino, Marta Melocco, Lucia Modugno, Franco Morici, Luigi Bonos, Robert Buchanan, Gustavo De Nardo, Gianni Di Benedetto, Virginia Doro e Dante Di Paolo.
País de Produção: Itália





Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário