sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

13 filmes de terror para ver na Sexta-Feira 13


Já que é Sexta-Feira 13, eu aproveitei pra fazer uma lista com 13 filmes que eu gosto, e você, meu caro leitor, gosta também. A maioria dos filmes são antigos, então se você não gosta de filmes antigos, já posso te dizer pra parar de ler esse post aqui, e não perder o seu tempo. Espero que goste da lista.
1. Psycho (1960)

Já começo a lista com esse clássico do terror, dirigido pelo Alfred Hitchcock, que só ele sabe fazer um filme que nos instiga a ficar vendo até o final. Não me julgue, mas eu fiquei com medo desse filme, toda vez que eu tomo banho, eu tranco a porta, independente de eu estar sozinho em casa, e de subir escadas. Sei lá, vai que uma mulher com uma faca enorme me mata enquanto eu tomo banho, ou subo as escadas. Esse filme é ótimo, a direção, a fotografia, as atuações, que chegam até a serem meio teatrais as vezes, mas que mesmo assim são ótimas, tudo é perfeito nesse filme, além da trilha sonora orgásmica de Bernard Herrmann. Quem não adora a cena em que a personagem de Janet Leigh é assassinada a facadas pela mãe do Norman, enquanto a trilha sonora de te fazer estremecer soa a todo o volume no fundo. Sensacional!

2. The Birds (1963)

Pois é, só para deixar bem claro que Hitchcock é foda, ele nos deixa mais um filme de terror fodástico e amedrontador aqui. The Birds, aqui no Brasil, Os Pássaros, é o ápice da carreira de Hitchcock, tudo nesse filme é absolutamente perfeito, a ambientação, mais uma vez a direção, além da fotografia, as atuações que são as melhores que eu já vi e o roteiro de Evan Hunter. O suspense nesse filme, mano! Meu Deus! São eventos e mais eventos catastróficos, não para, os pássaros simplesmente firam maníacos psicopatas, tacam o foda-se e começam a atacar uma pequena cidadezinha, esse filme deixa as pessoas sem folego, porque os ataques não param, são cada vez mais intensos e horríveis, e tem aquela cena em que a Tippi Hedren, diva no primeiro filme dela, vai até a escola para pegar Cathy, a personagem de Veronica Cartwright bem novinha, e os pássaros se amontoam no playground atrás de Tippi. Fantástico a cena, o suspense, que vai te fazer ficar com a mão no c* de tão bom!

3. I Tre Volti della Paura (1963)

Ah, Mario Bava, lista de filmes de terror não é uma lista completa sem ter esse mestre nela. O meu diretor favorito nos apresenta com três histórias de trinta minutos, aproximadamente, cada. E elas são muito boas hein, e com uma participação do grande Boris Karloff, o Frankenstein. São aulas de como fazer um filme, ou curta, de terror e suspense sem fôlego, e a última estoria é a melhor de todas. Il Telefono é o primeiro, e se passa na época em que o filme foi feito, confesso que eu não gostei muito desse, e achei meio arrastado, mas ele vale pelo final, e como a trama se desenrola. I Wurdurlak, se passa numa época bem distante, no séc. XVIII, eu acho, eu confesso que gostei, mas não tanto assim, eu também achei meio arrastado, até chato algumas partes, mas, como sempre, o final, meu caro leitor, o final, e ele também tem a participação do Karloff, que apresenta as três estorias. La Goccia d'Ácqua, esse daqui é a que fecha o filme com chave de ouro. Esse sim é terror definitivo que não vai te deixar em paz até o final, que, digamos que não é nem um pouco feliz.

4. Terrore nello Spazio (1965)

Mais um do mestre Mario Bava, e esse inspirou Alien (1979), é, se não fosse por esse filme, ou por qualquer filme do Mario Bava na década de 1960, a gente não teria uma penca de filme de terror hoje em dia. Esse filme é meio parecido com o filme de Ridley Scott, mas eu disse meio mesmo, a única coisa que é parecida são que pessoas ficam presas em um lugar claustrofóbico, e sendo descartadas uma a uma por uma força diabólica. Esse filme é muito bom, os efeitos especiais podem não ser ótimos, gente, é um filme de 1965, nem CGI existia nessa época, então eles tinham que se virar, e o único que consegue se virar e fazer um filme melhor do que qualquer outro é Mario Bava. Esse cara é o cara, e esse filme deve ser visto, e admirado, eu confesso que não gostei muito, mas ele vale pela trama, de como ela se desenvolve e o final nem um pouco feliz.

5. Rosemary's Baby (1968)

Roman Polanski é um dos poucos diretores que consegue amedrontar sem mostrar nada, só o terror psicológico pode ser feito com maestria pelo diretor russo. Esse filme é ótimo, como todos os outros que vão aparecer nessa lista. Esse filme é o primeiro, bom, pelo que eu sei, que aborda um tema, um tanto controverso para a época, e polêmico também. O filme é absolutamente impecável, o jeito que Polanski aborda o tema do filme, a sutileza é impressionante, e o final também. Se é a primeira vez que você ouve sobre esse filme aqui nesse blog, se considere sortudo, porque todos os outros sites estão carregados de spoilers que nem adianta ver o filme, então baixe o filme, ou alugue, ou sei lá. Só quero dizer que esse é o melhor filme do Polanski, pra minha opinião.

6. Gli Orrori del Castello di Norimberga (1972)

Mais um do Bava. Eu confesso que não gostei muito desse filme, eu não sei, eu não achei esse um filme do Mario Bava, ele volta a explorar um assunto antigo em sua carreira, que é bruxaria. Mas, porém, devo dizer que esse filme me impressionou (claro, né, ele sempre impressiona). Esse filme merece estar em qualquer lista de filmes de terror, porque o roteiro é muito bom, só as atuações que eu achei um pouco italianizadas demais, mas tudo bem. A ambientação, o castelo, o Barão de Sangue, o passado, a maldição, esse filme não para, não te deixa descansar com tanta coisa sendo jogada na sua cara, além da cena de perseguição pelas ruas do vilarejo, envolto de uma névoa constante. Essa cena em especial é muito boa, carregada de suspense, mas um pouco mal dirigida, essa cena não é de Bava. A câmera só fica parada, e mostrando Elke Sommer correndo, foi meio chato, mas com um suspense crescente até a flor da pele.

7. The Legend of Hell House (1973)

Maninho, esse filme ultrapassa a barreira do muito bom. O filme é simplesmente impressionante, e muito cara de Bava, no começo da carreira dele. Mas, ao invés de ser italiano, ele é inglês, dirigido majestosamente, cheio de close-ups e planos estranhos, John Hough. As atuações são um pouco teatrais demais, e as vezes são até exageradas, mas elas convencem o telespectador, além da direção de fotografia de Alam Hume, que também fez a do Return of the Jedi, é simplesmente impressionante, e muito baviana, cheia de luzes vermelhas, jogo de luz e sombra, enfim, junta essa fotografia, uma direção muito boa, uma ambientação de um casarão que está sempre envolto de uma névoa medonha, um roteiro inspirado em The Haunting de Robert Wise, e bam! Você tem uma ótima aula de como fazer um filme com pessoas trancadas em um lugar por alguns dias, envoltas por um ser enigmático e diabólico, que atormenta os personagens sem piedade, além de um final ótimo.

8. Profondo Rosso (1975)

Mais um italiano nessa lista, e dessa vez é o cultuado e famoso diretor Dario Argento. Tá, quem assistiu o filme, e está vendo essa lista deve estar se perguntando: "Mas, Aruã, esse filme não é terror, é giallo", meu querido, se você viu o filme, eu aconselho a assistir de novo e tomar vergonha nessa tua cara. O filme é mais terror do que giallo, e suspense também. As cenas de mortes, além de outras são cheias de terror e suspense, principalmente a cena em que... é melhor eu não contar, mas em uma cena em que um personagem da trama morre, aquele boneco horrível e medonho, que inspirou o Jigsaw, aquele boneco do Saw, sair de uma porta e anda até a pessoa que logo vai ser assassinada, esse boneco me fez ficar com medo de bonecos, e de armários também, porque ele sai de um armário, eu acho. Enfim. Esse filme aqui é ótimo, muito bom, e deve ser visto várias e várias vezes.

9. Burnt Offerings (1976)

Esse filme pode não ser considerado um filme, nossa, que filme foda! Esse daqui não é tããão bom assim, mas ele deve estar em alguma lista de filme de terror, porque ele é bom, é um dos primeiros a abordar a temática da normal família americana comprar/alugar uma casa com um mal escondido nela. Nesse caso, foi alugada a casa. Mas esse filme é bom, e também tem a participação da diva Bette Davis bem velhinha e já no final de sua carreira. Esse filme vale pelo roteiro, que chega a ser bipolar em algumas partes, mas que não deixa de ser bem original, e pela atuação de Davis, da Karen Black e do Oliver Reed, além da direção de Dan Curtis, que já dirigiu Black, no filme para televisão Trilogy of Terror. E Curtis é um diretor de filmes para tevê, por isso que esse filme tem aquele ar de filme feito para TV.

10. Suspiria (1977)

Mais um do Argento, e esse sim é terror definitivo. Quem já viu, sabe o que é passar uma hora e trinta e trinta e oito minutos de um trilha sonora a todo volume e mortes violentíssimas, além de um sangue horrível, e um final surpreendente. O filme é de uma época em que os filmes de Argento eram realmente bons, e esse aqui é o último realmente bom dele, que depois fez filmes estranhos e incoerentes (a pessoa adora o David Lynch, e tem a pachorra de reclamar que os filmes do Argento são estranhos e incoerentes). Esse também conta com a participação de Alida Vali e Joan Bennet, que são duas veteranas do cinema e ótimas atrizes. Esteticamente falando, esse filme é impecável, os planos, os eventos e as atuações são incríveis e convincentes, além do terror e suspense crescente nas cenas de morte. E esse filme vale também pela atuação de Jessica Harper.

11. Alien (1979)

Pois é, Alien, meus queridos, é uma obra prima do terror. Esse daqui trabalha bem quando o negócio é suspense e terror. Ridley Scott trabalha bem no filme, que é a adaptação de um livro, escrito por Alan Dean Foster. Os efeitos especiais feitos pelo italiano Carlo Rambaldi, que fez o Alien, ele fez, não desenhou a criatura, quem desenhou foi o estranho H. R. Giger, um cara muito bom no que faz e medonho também. As ótimas atuações colaboram para que o filme seja foda também, Sigourney Weaver está ótima no papel, e eu gostei da Veronica Cartwright (sim, além dela ter participado em The Birds, ela participou desse outro clássico), que (pera, pera, parou, isso é um SPOILER, se você não viu o filme, por favor, não leia essa parte) está ótima na cena que ela é morta pelo Alien. E o Alien. Ele é tipo o tubarão do clássico de 1975 Jaws. Aparece poucas vezes, e quando aparece, assusta.

12. The Shining (1980)

Stephen King não pode ter gostado da adaptação feita pelo cinema de Stanley Kubrick, mas eu amei esse filme, quer dizer, eu amo esse filme. Esse filme eu posso dizer que ele é meio seco, e sem vida, além de frio. Ele é muito diferente do livro, tão diferente que King ficou puto quando ele viu o filme, e deixou mais do que claro o seu ódio pelo filme. King tem até razão, mas esse filme, na minha opinião, chega até a ser melhor do que o livro. O labirinto, por exemplo, o livro seria muito melhor se existisse um labirinto, e terminasse como o filme terminou. Todo mundo vive criticando a atuação de Shelley Duval, a personagem dela no filme não passa de uma mulher burra e fraca que vive chorando durante o filme inteiro, muito diferente do livro, mas mesmo assim, eu gosto dela, eu acho que ela ficou muito boa interpretando a Wendy. Danny Lloyd atuou muito bem para uma criança de sete anos, na época. E Jack Nicholson. Nossa. Ele está um doido nesse filme, essa é a melhor atuação dele. E Stanley Kubrick como diretor também é muito bom, os planos, sempre em plano geral e a câmera que passeia lentamente, no início do filme e bem rápida no fim, torna ele um filme estranho, esteticamente.

13. Friday the 13th (1980)

É claro que eu ia deixar esse clássico para o final. Esse filme me deixou um pouco decepcionado, porque ele não é nem um pouco original. Ele plagia incansavelmente Reazione a Catena (1971) de Mario Bava, e o assassino é muito parecido com o de Profondo Rosso (1975), mas, mesmo assim esse filme encanta pelo jeito que ele se desenvolve, e pela trilha sonora também, um pouco Psycho (1960). Eu gosto desse filme, independente dele ser um plagiador e nem um pouco original, mas ele é melhor do que todos os outros filmes que ia chegar depois dele. Enfim, esse filme deve ser visto também, ele é ótimo, as atuações não chegam a serem ótimas, mas são boas, e a direção também é ótima, e um final bom também, e surpreendente, já que não é o Jason que mata todo mundo nesse daqui.

***
Enfim, essa foi a minha lista dos filmes, é claro que eu não coloquei todos os filmes que eu queria colocar, isso fica pra um outro post, outra Sexta-Feira 13, eu nem sei se vai ter outra nesse ano. Não, pera, vai ter mês que vem, nossa o.O. Enfim, eu queria ter botado mais filmes, mas não deu, já que eram 13 filmes, mas na próxima eu coloca mais, e se você gostou dos filmes, se você já viu algum, legal fera, demais (heheheh), enfim, espero que tenha gostado da lista, e até amanhã. Agora eu posto todos sábados e domingos, de vez em quando eu vou postar durante a semana. Enfim, que você tenha uma ótima Sexta-Feira 13, e cuidado para não deixar a porta do banheiro destrancada quando for tomar banho, ou cuidado para não invocar nenhum espirito maligno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário