sábado, 5 de setembro de 2015

Fear and Desire (Stanley Kubrick, 1953)

  Esse aqui é o primeiro filme do diretor Stanley Kubrick e digamos que um filme menor da carreira dele. Não dizendo que ele é horrível, mas por causa das limitações de orçamento, o filme não passa de ser amador e não mostra toda a genialidade de Kubrick, porém amador com ótimas atuações e uma boa atuação. Mesmo sendo pequeno, esse filme fica acima da média mostrando o verdadeiro medo e o desejo.


  O filme tem apenas uma hora de duração e é o suficiente. Não espere um Kubrick meticuloso com os detalhes desse filme, porque aqui temos um jovem Kubrick na sua primeira experiência com uma câmera de filmar e eu acho que foi por esse motivo e o de considerá-lo amador demais que o diretor tirou esse daqui fora de circulação. Esse filme nem é tão ruim, mas deixa a desejar em alguns aspectos.

  Mas, visualmente falando, esse filme é um orgasmo. Logo no primeiro longa do diretor ficamos sabendo que ele tem uma excelente dominação de câmera e de fotografia, uma espécie de noir e muito boa. Mas, quando se trata de atuação, aí que o filme é amador. Kubrick tinha fama de fazer de tudo para tirar o melhor de si. Shelley Duvall sentiu isso na pele em The Shining, mas parece que aqui ele se entregou mais para o visual e nem se importou com as atuações, não dizendo que são péssimas, só são amadoras.

  Tenho que falar que o roteiro é muito bom e que eu acho que ele deveria ser mais aprofundado, porém tendo em mente das limitações orçamentais, Howard Sackler, um amigo de Kubrick, optou por não se aprofundar tanto, mas mesmo assim esse roteiro é genial. Ele aborda o tema do soldado ao dever com a guerra e o modo em que isso leva a loucura e é genial por causa disso. Aumente o roteiro com a ótima direção de Kubrick e voilà, temos um filme visualmente lindo e Kubrick se revela aqui um promissor diretor de fotografia que eu não tenho nada além de elogios, aqui podemos ter uma noção da genialidade de um diretor promissor. Ela pode ser pouca, mas há.

  Enfim, Fear and Desire é um filme excelente e genial, porém é um filme menor do diretor por causa das limitações de orçamento e atuações que poderiam ser melhores se ele fosse mais persistente.

nota: 7,1

Ficha Técnica:
título: Fear and Desire
produção: Stanley Kubrick e Martin Perveler
direção: Stanley Kubrick
roteiro: Howard Sackler
com: Frank Silvera, Kenneth Harp, Paul Mazursky, Stephen Coit, Virginia Leith, David Allen (narrador)
cinematografia: Stanley Kubrick
trilha sonora: Gerald Fried
duração: 62 min (1h 02min)
cor: preto e branco
maquiagem: Chet Fabian
data de lançamento: 1 de abril de 1953 (EUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário