sábado, 12 de setembro de 2015

O Adversário Secreto - Agatha Christie

título do livro: O Adversário Secreto
título original: The Secret Adversary
autor(a): Agatha Christie
número de páginas: 380 p.
editora dessa edição: Globo Livros

Sinopse: Se os crimes passionais e por ganância que marcam várias das novelas de Agatha Christie já são os mais envolventes da literatura policial, que dirá de uma trama que trata de espionagem internacional? E se os velhos detetives Poirot e Miss Marple são joviais e empolgados, o que diríamos de uma dupla de jovens apaixonados, ávidos por dinheiro e aventura? São esses os ingredientes que fazem de O adversário secreto uma das mais eletrizantes histórias da rainha do crime.








  Se em O misterioso caso de Styles Agatha Christie mostra o quão foda ela é na literatura policial, você vai achá-la duplamente foda quando se trata de espionagem lendo esse aqui, O adversário secreto. Posso logo dizer que não gosto muito de livros sobre espionagem - não me pergunte o por quê -, mas esse aqui me atraiu e valeu muito a pena gastar o meu tempo lendo ele.

  É simplesmente fantástico o jeito que ela consegue nos envolver nas 380 páginas desse livro, tornando em nenhum momento a narrativa desse livro lenta e desgastante, já que Agatha Christie é direta e descreve na medida certa os fatos e as cenas de clímax e perseguições, além das de revelações são de disparar o coração de tão inimagináveis que são!
Os dois jovens cumprimentaram-se com um abraço carinhosos e por alguns instantes bloquearam a saída da estação de Dover Street. O adjetivo "velho" era enganoso. Somadas, sem dúvida as idades dos dois jovens não chegariam a quarenta  cinco anos. - página 33


  Se você espera um livro chato só por causa da época do lançamento do livro, 1922, não espere por isso. A estória desse livro é uma das melhores que eu já li e não só por causa da escritora, a minha rainha do crime que eu tanto adoro, mas sim do poder que ela teve sobre mim já que eu não conseguia parar de ler e isso até me irritou um pouco ah, e uma sugestão: nunca, em hipótese alguma, leia esse livro antes de dormir se não, vai dar cinco da manhã e você ainda está lendo ele!

  Tá, mas sobre o que é a história? Como ela surgiu? Quem é o mocinho? Quem é o vilão? Bom, a história é sobre conspiração e espionagem, e a das conspirações que poderiam desencadear uma segunda guerra mundial, já que o livro se passa no fim da primeira. E é nesse livro que Agatha Christie nos introduz ao casal Tommy e Tuppence Beresford, fundadores da Jovens Aventureiros Ltda. Magistralmente, Christie nos informa que Tommy não é aquele herói convencional que todo mundo espera e Tuppence não é aquela donzela indefesa, aqui é uma inversão de papéis que deixa qualquer feminista querendo ler.

  E o casal de amigos se encontram em um dia na Londres pós guerra, desempregados e sem nenhum rostão e é quando Tuppence resolve dar iniciativa de fundar a "Jovens Aventureiros Ltda.", onde eles se oferecem a receber os serviços de quem os contratar e estão dispostos a fazer qualquer coisa e, es que antes mesmo de publicarem o anúncio no jornal já são contratados os seus serviços pelo sr. Whittington. A partir daí uma trama diabólica é escrita nas páginas desse livro, envolvendo até assassinato e documentos que se caírem em mãos erradas, vai dar merda. Muita merda. E também um personagem enigmático chamado Mr. Brown e com a presença de Jane Finn, uma mulher que estava com os documentos, mas misteriosamente desapareceu. O livro inteiro eu fiquei me perguntando: quem diabos é Mr. Brown? Onde diabos está Jane Finn?!

  Me identifiquei muito com Tuppence e eu acho ela a melhor personagem do livro, já que é teimosa e não baixa a guarda para ninguém, além de ser muito a frente da sua época. Mas o livro seria chato sem Tommy. Sem ele, o livro não seria tão bom assim. Eu fiquei com um puta cagaço de mr. Brown, cuja a identidade só é revelada no final e com um enorme plot twist daqueles que você nem esperava quem ele era. Também só nos é apresentada Jane Finn no final do livro e nem pense que vai ser fácil encontrar essa mulher não!

  Enfim, O adversário secreto é o livro que ninguém está acostumado a ler já que é meio estranho uma autora de romances policiais escrever um livro que se trata de conspiração e espionagem! Vale muio a pena ler o livro e espero que goste dele tanto quanto eu gostei.

nota: 9,8

Nenhum comentário:

Postar um comentário