domingo, 23 de novembro de 2014

A Clockwork Orange

Hoje vou falar de um livro diferente de tudo o que eu já tinha lido em toda a minha curta vida. Eu nunca gostei de livros que tem muita violência (diz o garoto que gosta do Lucio Fulci), e essas coisas, mas quando eu li Laranja Mecânica (A Clockwork Orange), nossa, eu simplesmente adorei o livro. Bom, não cheguei a amar ele, mas olha, esse livro é muito bom. Eu sempre fui muito cético sobre livros ou filmes de gangues, nunca gostei muito, mas foi só a minha mãe comprar Laranja Mecânica na Primavera dos livros aqui no Rio de Janeiro, da editora ALEPH numa edição realmente boa (e isso não é propaganda), que eu fiquei num estado avançado de dopação (nem sei se essa palavra existe).

Eu fui para o mundo "mágico" do nosso amigo Alex, que pratica as maiores atrocidades, e a ultra violência com os seus três druguis, Pete, Georgie e Tosko. Logo nas primeiras páginas do livro você já sabe que não vai ter nenhum pônei voador e uma terra boa e linda. Não. Esse tempo futurista é o mais repulsivo e violento que alguém pode criar. E se você viu o filme, e ainda não leu o livro, meu querido, as cenas são piores no livro, você não tem noção. Bom, eu não vi o filme ainda, mas já vi a famosa cena do Alex cantando Singing in the Rain, e comparando essas duas cenas, tem mais putaria no livro.
Bom, foi só isso, tô meio sem tempo, e eu não quero falar muito do livro se não eu vou contar tudo, é isso, um ótimo livro e meio difícil de se intender porque o cara que escreveu, Anthony Burgess, criou uma língua, se bem que não é língua, é gíria, um tipo de gíria que inverte palavras em alemão e uma caralhada de língua, e mexe com outras palavras, é complicado.
Se divirta lendo esse ótimo livro. E é melhor você não bacar o cult e dizer que adorou esse livro só porque ele é bem cultuado, mas eu sei que você não entendeu porra nenhuma, então se você não entendeu, é melhor você comprar alguma edição que tenha o sumário no fim, mas eu recomendo ler se ler o sumário, porque você vai estranhar mais ainda, bom, um beijo para você, meu caro leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário