quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O CASO AMITYVILLE

Casas mal assombradas são temas constantes, principalmente nos filmes de terror. Mas o tema mais polêmico é uma casa, cujo o seu passado é tão violento que decidi falar sobre ele. Creio que sabem sobre o que estou falando, pois o que colocarei nesse blog irá chocá-los. 
Era junho de 1965, Ronaldo DeFeo compra uma bela casa de estilo alemã, espaçosa e de 2 andares, que se situa na rua Ocean Aventure, 112 em Long Island, New York. 
A família DeFeo era composta pelos seguintes membros: Ronald DeFeo o Pai, Louise DeFeo a mãe, Ronald Butch Jr. filho mais velho, John DeFeo, de 9 anos, Marc DeFeo, 12 anos, Dawn DeFeo, 18 anos e Allison DeFeo, 13 anos.
A família tinha um único problema, Ronald Jr., que consumia drogas e roubava, o que levava a várias discussões em casa.
Mas o sonho dos DeFeo estava para acabar.
Em uma noite de 13 de Novembro de 1974 (para ser mais exato, numa Sexta Feira 13), todos dormiam em casa, exceto Ronald Jr., que estava madrugando eram 3:15 da madrugada. Mas, sem nenhum motivo aparente, Ronald Jr. pegou sua carabina, uma Marlin Rifle 35, que deixava no quarto, e assassinou friamente seu pai e sua mãe com 2 tiros, e depois seus irmãos. Depois, Ronald Jr., entra no Henry's bar desesperadamente e anuncia que acha que seus pais foram mortos a tiros 'Vocês precisam me ajudar! Acho que meus pais foram baleados!'. Ronald vai com um grupo até sua casa, onde ele acha que os pais foram baleados, onde concluíram que todos estavam mortos. A polícia foi lá e descobriram que 6 membros da família estavam mortos. Os policiais estão se dirigem a Ronald Jr. até a delegacia para ouvir sua versão. Na sua versão, Ronald Jr. sugeriu que sua família foi morta por uma Mafia ligada a um homem chamado Louis Falini. Mas a polícia logo descobriu diversas divergências em sua versão. A principal suspeita é que os detetives haviam encontrado no quarto de Ronald Jr. uma caixa que era a mesma que guardava a carabina, a mesma para efetuar os disparos. Logo no dia seguinte, Ronald Buch Jr. confessou que havia matado seus parentes, ele disse para a polícia 'Quando comecei, eu simplesmente não conseguia mais parar. Passou tão rápido'.
Os Lutz
George e Kathy Lutz adquirem a casa, e vão morar com três filhos, Daniel, 9 anos Christopher - 7 anos e Missy, 5 anos.
A família chamou o padre Frank Ralph Pecoraro para benzer o local, segundo o padre, enquanto ele benzia um dos quartos, ouviu a voz de um homem dizendo 'Saiam daqui!'. Ele não falou o o corrido, só falou que eles não podiam ir a um quarto, porque ele sentiu algo de estranho lá.
Mas todo o entusiasmo que tinha, estava com os dias contados, segundo a família algo sobrenatural estava acontecendo, porta arrancadas, móveis se arrastavam, uma gosma ou substancia verde escorria sobre o teto, nuvens de insetos atacavam as crianças e e vozes demoníacas soavam pelos corredores. Desesperada, a família chamou um padre para exorcizar o local, mas algo os expulsaram de lá.
Coisas muito estranhas aconteceram, abaixo uma lista de coisas que aconteceram na ocupação da família Lutz:
*George acordava às 3:15, horário em que aconteceram os assassinatos todos os dias e saia para verificar a garagem de barcos.
*A casa foi atingida por enxame de moscas, apesar do clima de verão (o fato das moscas representava que tinha um demônio presente na casa).
*Kathy tinha pesadelos vividos sobre os assassinatos e descobriu a ordem onde eles ocorreram e como.
*Os filhos Lutz dormiam nas mesmas posições que os corpos dos DeFeos foram encontrados mortos.
*Kathy sentiu por diversas vezes que era abraçada de uma maneira amorosa, por uma força invisível.
*Ao se estenderem para o fogo, George e Cathy viram a imagem de um demônio que ficou gravada com fuligem atrás da lareira.
*Em um dia, George Lutz descobriu um cômodo que não estava na planta da casa, esse cômodo ficava no porão e cheirava a sangue e também cheirava a podre lá.

*A filha de Cathy desenvolveu um amigo imaginário de nome Jobie. Segundo ela, ele era um porco demoníaco de olhos vermelhos.
*George ouvia uma banda marcial tocando no piso de cima, e quando ia verificar o que tinha lá, a música simplesmente parava.
*Ao verificar a casa de barcos, George viu um par de olhos vermelhos o encarando.
*Cathy recebeu vergões vermelhos enquanto estava na cama, causados por uma força invisível.
Em 14 de janeiro de 1976 a Família Lutz incluindo o cachorro Harry abandonaram a maldita casa.
O QUE ACONTECIA NA CASA ANTES DOS DEFEO?
Segundo as lendas, antes a casa seria usada no início como um cativeiro para índios doentes, e a beira da morte sendo os fenômenos acontecidos na casa ligado aos espíritos dos indígenas que morreram no local.
Outra lenda conta que a casa teria sido construída por John Ketchum que fugiu de Salém na época da caça às bruxas. Ketchum teria realizado diversos rituais de adoração ao demônio da casa.

Depois da saída desesperada dos Lutz, uma equipe paranormal foi até o local, para constatar se o lugar era mal assombrado, ou era alguma pegadinha de adolescentes. Dentre muitas fotos tradas, uma chamou muita muita, muita atenção. A foto era de uma criança que se espreitava em um dos quartos.
O QUE ACONTECEU A RONALD JR.?
Ronald Jr. foi condenado a 6 penas e com apenas 25 anos de prisão.

Vocês acham que saber o que aconteceu na quele dia foi fácil, mas é muito difícil, pois não se sabe como os vizinhos não ouviram os disparos.
Em meio dessa casa se acumula muitos porque. Por que Ronald Jr, fez aquilo? Por que a casa foi assombrada? Por que havia sangue nas paredes? Por que havia um cômodo secreto? Por que? Por que?...
Acho que nunca poderemos saber a verdade por trás da quela noite de 13 de novembro na quela maldita casa, mas uma coisa sabemos, os espíritos dos DeFeo estão lá, suas almas estão presas na quele maldito lugar.
Hoje em dia ela é vendida por um preço de banana, então, você tem coragem de comprar a casa na rua Ocean Aventure, 112?
Olhe como ficou a casa depois de uns reparos:



Fontes:
http://identidadeserialkiller.blogspot.com.br/2011/08/os-horrores-da-casa-de-amityville.html#more
http://www.mremissmurder.com/2011/02/os-assassinatos-de-amityville.html
http://www.issoebizarro.xpg.com.br/blog/materias-issoebizarro/horror-em-amityville-%E2%80%93-sera-casa-e-realmente-assombrada/
http://www.time.com/time/specials/packages/article/0,28804,1855221_1855285_1855280,00.html
http://thefengshuivoice.com/post/1060198/amityville-horror-house-with-club-chaos-eye-candy-

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Marnie

Esse filme é muito bom! Um ótimo suspense, Hitchcock fez um bom trabalho com Marnie. 'Tippi' Hedren e Sean Connery (o primeiro ator que interpretou o James Bond, o 007), embarcam numa estória de amor e roubos.
Marnie (Tippi Hedren) é uma ladra. Sempre que vai embora com a caixa, muda de identidade e consegue ser contratada em outra praça. Mark Rutland (Sean Connery) a identifica, mas não deixa transparecer nada e a contrata como secretária contábil. Corteja-a, sem muito sucesso, e logo ela desaparece, levando o conteúdo do cofre-forte da firma Rutland. Mark percebe o roubo, substitui o dinheiro roubado, descobre a pista de Marnie, leva-a de volta para Filadélfia e, em vez de entregá-la à polícia, casa-se com ela! Que não tem escolha... A viagem de núpcias num navio é um desastre, Marnie é absolutamente frígida e tenta até se suicidar depois que Mark a possui à força. Com pavor da cor vermelha, sujeita de pesadelos horrorosos, Marnie é uma neurótica, sua cleptomania* é uma compensação de sua frigidez. Ao descobrir que ela mentiu ser órfã, Mark consegue, graças aos serviços de um detetive, encontrar a pista da mãe de Marnie, Bernice (Louise Latham). Depois Marnie tenta mais uma vez esvaziar o cofre dos Rutland, depois de matar seu animal favorito, Frorio, o cavalo. Frorio bateu os pés num muro depois de pular nele. É flagrada por Mark, que a arrasta para Baltimore a fim de arrancar de sua mãe o segredo de seu nascimento e de sua neurose. O segredo é abominável, pois se trata de um assassinato cometido por Marnie com apenas 5 anos, com golpes de atiçador, para defender a mãe, na época uma prostituta, contra as brutalidades de um marinheiro bêbado. Não ha a menor dúvida de que, de posse desse doloroso segredo, Marnie poderá se curar, com a ajuda de Mark.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Vertigo

Recomendo no dia em que você morrer, no dia dos namorados, pausar Psycho (1960) pra ver esse, podem fazer um bom filme de suspense, mas nenhum ultrapassará Vertigo. Adaptado da novela 'D'ENTRE LES MORTIS' de Pierre Boileau e Thomas Narcejac, graças a esses dois anjos vindos do céu, deram origem à Vertigo, o Melhor Filme De Todos Os Tempos. Esqueca Psycho, Rebecca... Todos esses clássicos e Hitchcock, recomendo Vertigo até para quando morrer.
Nesse filme, Scottie (James Stewart), ex-detetive afastado da polícia por ter propensão a ter vertigens, é encarregado por  um de seus velhos amigos de vigiar a belíssima mulher dele, Madeleine (Kim Novak), cujo estranho comportamento a leva a tendencias suicidas. Ele a vigia, sege seus passos, até que em um dia ela tenta se afogar da Baía de São Francisco, mas sua tentativa de suicídio vem a calhar, quando Scottie a salva, eles se apaixonam imediatamente mas, devido à vertigem não consegue impedir que ela se jogue no alto de um campanário.


Sentindo-se responsável por sua morte, é vítima de uma depressão nervosa, depois retoma sua vida normal (na verdade, ele visita lugares onde esteve com ela, principalmente no Palácio da Legião de Honra, na galeria, onde havia um retrato de uma parente distante de Madeleine, Carlota Váldez. Uma mulher que se casou com um rico homem e quem teve uma filha. Ele a tirou dela e Carlota ficou louca ao ponto de suicidar-se), até o dia em que encontra a sócia da falecida Madeleine.

A moça diz chamar-se Judy Barton, mas ficando sabendo que Judy é Madeleine. Na verdade ela não era mulher, mas amante do amigo de Scottie, e que matou sua mulher, a verdadeira Madeleine, e a jogou no alto do campanário.
Os amantes diabólicos haviam montado essa manobra para dar sumiço na importuna, aproveitando-se da enfermidade de Scottie, que impediria de seguir Madeleine até o alto do campanário. Mas Judy/Madeleine, se apaixona verdadeiramente Scottie, por isso que ela correu para o alto da cena do crime, para impedir que o amigo dela matasse a verdadeira Madeleine.
Quando, no final, Scottie compreende que Judy é Madeleine (depois de colocar um colar que Scottie tinha visto, o colar era de Carlota, o marido de Madeleine a deu depois da aventura), arrasta-a à força para o campanário, enfrenta a própria vertigem, vê a moça cair no vazio - de tão transtornada - e vai embora, se não feliz, pelo menos triste.
Um triângulo amoroso inusitado, não?
Legal não, esse filme é muito bom. É tão bom que eu vou ver agora, tchau.

domingo, 4 de novembro de 2012

PROFONDO ROSSO

Esse é o filme, é um filme bem assustador, psicologicamente. Eu fiquei abismado quando vi o filme pela primeira vez, num domingo de setembro de 2012, eu não consegui dormir, bom eu até consegui, pelo menos ele me deu menos medo do que Suspiria. Gente, eu juro que quando vocês assistirem esse filme vocês vão ficar com medo de um cutelo.
David Hemmings é Marcus Dalli um professor de música e pianista, que presencia o assassinato a cuteladas da médium Helga Hulman que é Macha Meil. Antes dela morrer ela ouviu uma musica de criança, de ninar. Ele então conhece a jornalista Gianna Brezzi, que é Daria Nicolodi, então esposa de Dario Argento na época. Eles não sabem, mas o assassino está o mais perto deles.
Eu queria que esse filme ganhasse o Oscar de "melhor filme de terror dos anos 70" (Já Suspiria teria que ganhar o Oscar de "melhor filme de terror de todos os tempos"). Gente, eu juro que não foi nenhuma ideia da minha mente, mas eu ouvi a musiquinha, tema dos assassinatos. Também tem uma parte de uma lenda, que, um pescador que estava perto de uma casa, ouviu uma musica de criança e logo gritos e choros de uma criança. Se vocês assistirem, mandem um comentário, para eu ver se vocês gostaram ou não.

Download:

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Halloween II

ESSA SEQUENCIA É MUITO BOA, EU ACHO QUE FILMARAM A SEQUÊNCIA DE HALLOWEEN, SÓ PORQUE FRIDAY THE 13TH DE 1980, ERA O SUCESSO DA DÉCADA DE 80. HALLOWEEN JÁ ESTAVA FICANDO MEIO CHATO PARA O PUBLICO, ENTÃO, PERTO, BOM, SEGUNDO MINHAS INFORMAÇÕES, JÁ ESTAVAM PLANEJANDO UMA SEQUÊNCIA EM 1979, MAS EM 1980, COM O SUCESSO DE FRIDAY THE 13TH, LOGO FILMARAM O FILME. 
---------------------------------------------------------------------------------
HADDONFIELD, ILLINOIS, 31 DE OUTUBRO DE 1978.
O filme começa com o fim do primeiro filme. Logo depois, Laurie é levada para o hospital de Haddonfield. Mas, Michael consegue fugir com vida da casa conde achavam que estava morto. Em uma casa, uma garota está sozinha, uma parte que me deixou muito confuso, porque ele matou ela? Sei lá, pois é, Michael consegue chegar até o hospital, levando consigo, uma faca que roubou de uma senhora (que graças ao diretor ele não matou ela.). Lá ele mata todo mundo, os enfermeiros e as enfermeira e uma doutora trabalhando de plantão. No final do filme, Sam Loomis
(ainda o veterano Donald Pleasence) encontra o hospital, Laurie, tenta pedir socorro mas ninguém ouve. Daí, ele manda Laurie sair do hospital, e Sam taca fogo no hospital, se matando e matando Michael.
---------------------------------------------------------------------------------
EU ACHO ESSE FILME MUITO BOM, EU SEMPRE PENSO QUE O MELHOR FILME É O QUE NÃO TEM UMA SEQUÊNCIA, MAS ESSA SEQUÊNCIA É MUITO BOA, EU  RECOMENDO ASSISTIR HOJE, JÁ QUE É DIA DAS BRUXAS

Halloween

O melhor filme de slasher de todos os tempos! Graças a John Carpenter, e Michael Myers, nenhum dos celebres vilões, Jason Voohrees, Fred Krueger e Ghostface, não teriam feito tanto sucesso. Halloween também é responsável pelas três regras básicas de sobrevivência dos filmes slasher: 1 - não fume maconha; 2 - nunca, de jeito nenhum faca amos e 3 - nunca, absolutamente nunca fale "eu já volto" (isso é mais importante do que copular.)
Da primeira vez que vi esse filme fiquei muito chocado, John Carpenter faz que nem Dario Argento, utiliza a câmera para fazer o ponto de vista do assassino.
---------------------------------------------------------------------------------
HADDONFIEL, ILLINOIS, 31 DE OUTUBRO DE 1963
Michael Myers (Will Sandy, que interpreta Michael com 6 anos.), que está na noite de halloween, é pegando doces na rua, enquanto isso, Judith Myers está com seu namorado, "namorando-o" na cama. Mas, eles não sabiam que estavam sendo vigiados pelo próprio Michael, estava na janela vendo eles se pegarem. Os dois vão até o quarto dela. Enquanto isso, Michael entra na cozinha, pega uma faca de açougueiro (a lâmina da faca é maior do que a de um machado!). Michael não prevê que o namorado que o namorado e sua irmã sai da casa, prometendo que iria voltar amanhã (01 de novembro de 1963) tudo bem, Michael vai até a escada, veste uma máscara caída no chão, vê sua irmã (nua penteando o cabelo), e...
facadas! facadas! facadas!
Michael mata sua irmã, seus pais flagram-o.
15 se passaram e o doutor Sam Loomis (Donald Pleasence, que foi inspirado no filme Psycho 1960, com o personagem de mesmo nome que é namorado da Marion Crane.). Está inseguro, porque Michael (Agora interpretado por Tony Moran.) muito forte, e, não parece mas é muito inteligente. Então, numa noite chuvosa de 30 de outubro de 1978, ele consegue escapar. Isso é muito doido, porque eu nunca, na vida, vi um assassino que nunca, na vida tocou em um carro, poderia dirigir tão bem.
HADDONFIELD, ILLINOIS, 30 DE OUTUBRO - 31 DE OUTUBRO DE 1978
Laurie (Jamie Lee Curtis, então filha de uma das vitimas da mãe de Norman Bates, Janhet Leigh), uma adolescente de 17 anos, sempre bem arrumada, a mocinha da historia, é amiga das duas garotas mais populares da escola, Annie (Nancy Loomis, ela fez a terceira continuação que não tem nada a ver com Michael.) e Lynda (P. J. Soles, que fez sucesso participando do filme Carrie de 1976, de Brian de Palma). Laure, ao contrario das duas (que estão a procura de sexo), gosta de ficar cuidando do garotinho Tommy (Brian Andrews). Na quela noite, por exemplo, ela ia cuidar dele (isso que é uma virgem boa.) Chega a noite. 
---------------------------------------------------------------------------------
Bom, é melhor eu falar mais nada, ai é com vocês. Mas, na minha opinião, esse é o melhor filme do gênero slasher de todos os tempos. Para mim, eu acho que o melhor filme de todos os tempos não tem nenhuma continuação.
CURIOSIDADES:
- A máscara de Michael Myers é do Cap. Kirk, John Carpenter o pintou de branco e dobrou os olhos.
- Foi o primeiro filme em que Jamie Lee Curtis estava atuando.
- Haddonfield, Illinois é uma cidade fictícia. A verdadeira Haddonfield fica em Nova Jersey, NY (cidade onde Debra Hill - produtora e roteirista - nasceu); - A metragem original do filme é 91 minutos, mas em 1980 foram adicionados 10 minutos de cenas inéditas para passar na televisão e, para fechar o requisito de 120 minutos, novas cenas foram filmadasespanha turismo- Haddonfield, Illinois é uma cidade fictícia. A verdadeira Haddonfield fica em Nova Jersey, NY (cidade onde Debra Hill - produtora e roteirista - nasceu)
- A metragem original do filme é 91 minutos, mas em 1980 foram adicionados 10 minutos de cenas inéditas para passar na televisão e, para fechar o requisito de 120 minutos, novas cenas foram filmadasespanha turismo- Haddonfield, Illinois é uma cidade fictícia. A verdadeira Haddonfield fica em Nova Jersey, NY (cidade onde Debra Hill - produtora e roteirista - nasceu); - A metragem original do filme é 91 minutos, mas em 1980 foram adicionados 10 minutos de cenas inéditas para passar na televisão e, para fechar o requisito de 120 minutos, novas cenas foram filmadasespanha turismo
- LANÇAMENTO: 25 DE OUTUBRO DE 1978

domingo, 14 de outubro de 2012

The Birds

O filme "THE BIRDS", na minha opinião, é o melhor filme de efeitos especiais de toda a história do cinema. Hitchcock fez uma boa direção. Toda vez que eu vejo esse filme é como na primeira vez, eu me perguntei "SANTA MÃE DE DEUS! O que vai acontecer!" ou na cena que Melanie entra no quarto e de repente é atacada pelos pássaros "Não entra ai!". 
Melanie Daniels (Tippi Hedren, mas creditada 'TIPPI' HEDREN) uma socialite patricinha - filha de um jornalista -, sempre vai a loja de pássaros que fica em São Francisco, lá, conhece o durão e bonitão (e mocinho) advogado Mich (ou Michell) Brenner (Rob Taylor, de The Time Machine de 1960), que está querendo comprar um casal de periquitos para a festa de 11 anos de sua irmã, Melanie se faz passar por uma atendente da loja. Mich logo a reconhece (Dos tribunais, depois da "brincadeira que ela acabou partindo uma janela") faz uma pegadinha (para ele, um paralelo) com ela. Melanie descobre onde Mich mora, mas, como é sábado, Melanie descobre através de uma homem (que é seu vizinho de apartamento) que ele fica todos os fins de semana numa mini-cidade na costa se São Francisco chamada Bodega Bay (90 quilômetros ao norte de São Francisco). 
Uma paradinha, a história até ai parece uma comédia romântica em que a mocinha  faz de tudo para encontra o durão, (que logo vira o mocinho), e logo eles virão um casal quando dão o primeiro beijo (uma curiosidade é que eu quase todos os filmes de Hitchcock em que o personagem principal e a personagem principal tem que beijar apaixonadamente, como no filme Vertigo (1958), que James Stewart e Kim  Novak dão um longo beijo, ou em Rebecca (1940), em que no final do filme, quando Manderley está em chamas, Laurence Olivier beija Joan Fontaine, quase não da para perceber não?).
Voltando ao filme, Melanie viaja de carro até Bodega Bay, com o casal de periquitos (que encomendou).
Só mais uma paradinha, quando o carro desvia, os periquitos vão de um lado para o outro.
Pois bem, ela chega a pacata cidade, e vai até uma loja para que saiba onde é que ele mora, ela consegue através do proprietário de uma loja. Ela pega um barco, 
Olhem como os homens do lado direito olham
para ela, uma pedaço de mal caminho dos
anos 60 não?
que ela mesma maneja, e vai até o outro lado da baía, só para colocar os periquitos, na casa dos Brenner (que vive a irmã e mãe de Mich). Ela conhece uma Annie Haywort(Suzane Pleshette), a professora da cidade, e diz que o nome da garota Brenner é Cathy Brenner (Veronica Cartwright, que seria mais conhecida por sua interpretação em Alien de 1979, e atuou junto com Jessica Harper em 1974 no filme Inserts), que está fazendo 11 anos.
Até agora perece bom, mas...
Logo depois que Mich descobre que ela colocou os periquitos em sua casa, Melanie misteriosamente é atacada por uma gaivota por nada. Depois, que a historia da gaivota se passa, Mich a convida para que jante em sua casa, ela aceita. Melanie vai até a casa dele, e se aproxima mais um poco da mãe controladora Lydia Brenner (Jessica Tandy, cuja viúva, que não sabe como lidar com crianças, e que conheceu Melanie no The Tides Restaurant.) Logo que ela chega na casa dos Brenner, Cathy da um abração agradecendo os periquitos. Ela é convidada para a festa de Cathy, tenta não aceitar, mas, Cathy insiste e acaba aceitando.
Na festa, Annie cuida de Cathy e das crianças. Mas, por algum motivo, as gaivotas atacam as crianças. E não acaba por aí, no mesmo dia, eles são atacados por pardais. 
Agora, para tudo, a cena que... que imortalizou o filme.
Já era segunda-feira, e Cathy tinha aula, Melanie e Mich ainda estavam em Bodega Bay. A sra. Brenner foi visitar um homem, mas, o viu morto, ensanguentado, com a roupa de dormir, os olhos para fora e dois pássaros mortos, um na cama e outro com a garganta no vidro da janela. Ela foge. Logo pede para Melanie ver se Cathy está bem. E é ai, que é a cena, enquanto Melanie está fumando, um bando de corvos se forma, Melanie logo corre para avisa sobre os corvos, Annie manda todos os alunos correrem, e são atacados pelos pássaros.
Bom, não vou contar mais nada, porque se não, vou estragar. Mas, o final é surpreendente, não tem créditos finais, nem o belo "The End", mas, sim, um rastro  de terror e sangue.
Esse filme é em todos os sentidos, muito bom, espero que gostem, tem um link abaixo, é só clicar que já pode baixar. 
Uma coisa muito doida aconteceu 12 anos depois desse filme se lançado, em 1975, milhões de pássaros atacarão uma cidade nos EUA, louco não? Será que é a maldição dos pássaros? bom, eu acho que só o Hitchcock sabe, mas, já está morto a 32 anos.

Torrent e Legenda

Fontes:http://101horrormovies.wordpress.com/2012/07/12/25-os-passaros-1963/ E http://www.imdb.com/title/tt0056869/ 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Notorious

Alicia Huberman (Ingrid Bergman), filha de um nazista, conhece um homem, T R Devlin (Cary Grant). Um espião que a chantageia, para forçá-la a espionar um agente alemão, Alexander Sebastian (Claude Rains), que mora no Rio de Janeiro.

Minha Opinião:
Um bom filme de Hitchcock. Adorei os cenários, principalmente que se passa aqui no Rio. Ele deve ter feito muito sucesso aqui.
Nota:
8,9
Cary Grant.........................T.R. Devlin
Ingrid Bergman..................Alicia Huberman
Claude Rains.....................Alexander Sebastian
Louis Calhern....................Paul Prescott
Leopoldine Konstantin......Anna Sebastian
Reinhold Schunzel.............Dr. Anderson 
Moroni Olsen...................Walter Beardsley
Ivan Triesault....................Eric Mathis
Alex Minotis.....................Joseph
Wally Brown....................Sr. Hopkins
Charles Mendl..................Comodoro                                                    
Ricardo Costa..................Dr. Julio Barbosa                      
Eberhard Krumschmidt.....Emil Hupka
Fay Baker........................Ethel

Ficha Técnica

Dirigido por:
Alfred Hitchcock
Roteiro de:
Ben Hecht, Clifford Odets e Alfred Hitchcock
Cor:
Preto & Branco
Música de:
Roy Webb
Gênero:
Suspense
1:41:00
Lançamento:
15 de agosto de 1946 (Dezembro de 1947 no Brasil.)

Curiosidades:  

  • David Selznick não viu futuro na produção e a vendeu para a RKO durante as filmagens pensando que os recentes bombardeios atômicos dos EUA a Hiroshima e Nagazaki fariam com que a trama do filme passasse muito favoritismo
  • Depois de vender o projeto para a RKO, Selznick tentou substituir Cary Grant por Joseph Cotten, mas uma cláusula no contrato não permitiu a troca
  • Hitchcock estranhamente queria Clifton Webb para o papel de Alexander Sebastian, mas Selznick conseguiu convencer o diretor a trocá-lo por Claude Rains, o que deu um toque a mais à produção
  • O filme possui uma das cenas de beijo romântico mais lembradas e longas do cinema, com dois minutos e trinta segundos, mesmo que as leis cimatográficas da época proibissem que um beijo durasse mais de 3 segundos. Hitchcock conseguiu o feito fazendo com que Bergman e Grant dessem um beijo de 3 segundos, trocassem carícias e suspiros, e beijassem novamente por outros 3 segundos até completar o tempo da cena.
  • Grande parte do filme se passa no Rio de Janeiro e diversas cenas contam com trilha sonora nacional.
  • Claude Rains foi indicado para um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e Ben Hecht por Melhor História Original.
  • Em 1979, o American Film Institute deu a Hitchcock o prêmio Life Achievement. Na ocasião Ingrid Bergman o presenteou com a chave que ficou famosa no fim da longa cena do beijo entre ela e Cary Grant e disse ao diretor que aquele objeto tinha dado muita sorte a ela e Grant e que esperava que desse a ele também; - Cary Grant guardou a famosa chave do filme como um souvenir por anos até dá-la a Ingrid Bergman em 1972. Bergman então passou novamente a Hitchcock em 1979.
  • Um remake para a televisão foi feito em 1992. Já no cinema, "Missão Impossível II" (2000) é o remake da obra.
  • Hitchcock e Ben Hecht procuraram o ganhador do Prêmio Nobel, Dr. Robert Millikan, para que lhes explicasse como fazer uma bomba atômica. O doutor recusou-se a responder e limitou-se a dizer que o urânio necessário caberia em uma garrafa de vinho;  - Hitchcock costumava dizer que o FBI o vigiou por três meses durante e depois das filmagens porque o filme lidava com urânio.

sábado, 8 de setembro de 2012

The Maltese Falcon

Um detetive particular, Sam Spade (Humphrey Bogart) é procurado por uma mulher, Mrs. Wonderly (Mary Astor), para alegar que está sendo ameaçada. Mas, tanto o perseguidor e o encarregado de protegê-lá, aparecem mortos, e tudo isso gira em torno de uma estatua de falcão de valor incalculável.



Elenco:

Ficha técnica:
Dirigido por:
Escrito por:
Cor:
Preto e Branco
Música de:
Gênero:
Film Noir, Policial, Thriller e Romance
Tempo de Duração:
01:36:24
Data de Lançamento:
18 de Outubro de 1941

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

The Lodger A Story of the London Fog

 Um assassino em série começa a assassinar mulheres em Londres, de fato, todas as mulheres são loiras, e o assassino tem o rosto rolado com um tipo de coberta. Enquanto isso, um homem, chamado Jonatan Drew (Ivor Novelo), chega ao hotel do casal Bounting e Bloomsburry, e aluga um quarto. O homem tem estranhos hábitos como, sair a noite de nevoeiros. Ele também tem a foto de uma mulher loira em seu quarto. A filha dos Bounting , Daisy (June) também é loira e modelo e é noiva de Joe Chandler, um detetive. Incomodado com a presença de Jonatam, Joe o acusa de ser o terrível assassino e o prende.




Marie AULT......................a dona de casa
Arthur CHESNEY..............o marido
JUNE.................................Daisy, a modelo
Malcolm KEEN..................Joe, o detetive
IVOR NOVELLO..............O Inquilino

Ficha Técnica:
Dirigido por:
Escrito por:
Marie BELLOC LOWNDES (novela) 
Duração:
1H 14Min
Gênero:
Suspence, crime e misterio
Data de Lançamento:
14 de fevereiro de 1927

terça-feira, 21 de agosto de 2012

The Mummy

                                       
Em uma expedição de arqueologia em 1921 encontram Imhotep (Boris Karloff) um alto sacerdote que depois de 3700 anos ainda está intacto. Mas Imhotep é acidentalmente acordado por um feitiço de reviver os mortos. 11 anos depois em 1932,Imhotep acha que reencontrou sua amada Ank-es-en-amon,que é Helen Grosvenor (Zita Johann),que tem uma certa semelhança com a princesa que fora sacrificada. Imhotep tenta muficá-la,e a fazer de noiva. A alma de Ank-es-en-amon está dentro de Helen. Imhotep é morto,e Helen tem um final feliz.









Boris Karloff...............Imhotep / Arbet Bey
Zita Johann..................Helem Grosvenor
David Manners............Frank Whemple
Arthur Byron................Sir Joseph Whemple
Edward Van Sloan.......Dr. Mullen
Bramwell Fletcher.........Halp Morton
Kathryn Byron..............Frau Mullen
Leonard Mudie.............Prof. Meason
James Crane.................Faraó
Eddie Kane...................Dr. LeBaron
Henry Victor.................Gerreiro Saxão
FICHA TÉCNICA
Dirigido Por:
Karl Freund
Roteiro:
John L. Balderston
Nina Wilcox Putman (baseado em sua historia)
Richard Schayer
Duração:
1:12:00
Gênero:
Terror
Data de Lançamento:
22 de dezembro de 1932

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Agatha Christie (1890 - 1976)

         
         Nascida Agatha Mary Miller em 15 de Setembro de 1890, na costa de Devon, na cidade de Torquay, sendo a terceira filha de um rico americano. O pai de Agatha, Frederick, era americano e passava a maior parte do tempo viajando, já a mãe ,Clara, era uma mulher muito tímida, de quem Agatha herdou boa parte de sua personalidade. O casal tinha mais 2 filhos, Madge e Monty, ambos irmãos mais velhos da futura escritora. Em 1896, mudou - se, junto com a família para a França. Embora Madge e Monty recebessem uma educação  formal, a mãe decidiu que a filha mais nova deveria começar a estudar antes dos 8 anos, então com 5 anos de idade, Agatha já sabia ler, a partir de então, foi educada em casa, tendo diversos tutores e professores particulares. Quando Agatha tinha 11 anos (em 1901) seu pai faleceu, a partir de então Agatha começou a viajar para vários lugares do mundo com a mãe. Aos 16 anos, foi para uma escola de aperfeiçoamento em Paris, onde se destacou como cantora e pianista.


Conheceu o Coronel Archibald Christie, o piloto do Corpo Real de Aviadores em 1912, e manteve com ele um romance tempestuoso, casaram - se em 24 de Dezembro de 1914. Enquanto o marido esteve na Primeira Gerra Mundial, Agatha trabalhou em um hospital e em uma farmácia, funções que influenciaram o seu trabalho: muitos dos assassinatos em seu livro foram cometidos com o uso de veneno. Em 1919, teve com Archibald sua primeira e única filha, Rosalind, e em 1926, a mãe de Agatha, faleceu (25 depois do pai de Agatha falecer), e no mesmo anos a autora se divorcia e desaparece  por vários dias. A irmã dela faleceu em 1923 já o irmão faleceu 3 anos depois em 1929, 6 anos depois da irmã de Agatha falecer.


Começou a escrever o seu primeiro livro "The Mysteryous Affair at Styles" em 1916. aos 26 anos de idade, sendo que o livro só foi publicado 4 anos depois em 1920 pela editora Bodley Head vendendo cerca de 2.000 cópias, ao ser rejeitado por 6 editoras. Em seguida vieram mais 5 livros, mas o sucesso veio em 1926 com o livro "The Murder of Rojer Ackroud", que vendeu 5.000 cópias. O livro causou polêmica, pois Agatha contrariou com as regras dos romances policiais.


No dia 3 de Dezembro de 1926 ,seu marido, Archibald, revela que está apaixonado por outra mulher chamada de Nancy Neele, e quer divorcio, e então deixa a esposa para passar o fim de semana com a amante. E apos chegar em casa e não encontrar o marido, Agatha, abandonou a casa em seu carro por volta das 21 horas e 45 minutos daquela noite com uma pequena mala. Na manhã de 4 de Dezembro de 1926, o carro de Agatha, um Morris Cowley verde foi encontrado em um barranco no lago Silent Pool em Newlands Corner com os faróis acesos. Dentro dele foram deixados um casaco de pele, a sua mala e uma carteira de motorista vencida. O desaparecimento da autora foi um choque e se tornou noticia em Surrey quando a polícia local publicou um relatório de pessoas desparecidas, e passou - se a oferecer 100 euros para quem tivesse qualquer informação sobre a autora.


Várias informações foram foram acrescentadas a historia do desaparecimento de autora , no livro "The Wold of Agatha Christie". Martin Fido diz que na semana de seu desaparecimento, Agatha deixou uma carta para Caro Fisher, sua secretaria pedindo para cancelar uma hospedagem em Yorkshire. Segundo Marin, a autora, escreveu também uma carta para o marido fazendo - lhe duas críticas. Ainda no sábado, antes da descoberta do carro da autora, ela havia escrito uma carta para Campbell Christie, de Londres dizendo que ia para Yorkshire, mas a carta foi perdida antes que Campbell pudesse lê - la. Uma nota também foi escrita para o vice - chefe de polícia de Surrey, informando que Archie temia por sua segurança.


Agatha Christie estava desaparecida há 11 dias, desde que seu carro havia sido encontrado no lago Silent Pool, e estava sendo procurada por aviões (foi a primeira vez que se usou aviões para achar um desaparecido na Inglaterra). Quando a polícia soube que ela estava no Hydroathic Hotel (hoje o Old Swan Hotel) em Harogate. Agatha chegou lá de táxi no dia 4 de Dezembro de 1926. Levando consigo uma mala. 


A autora autora estava hospedada com o nome de Teresa Neele (o mesmo sobrenome da amante de seu quase ex - marido), e dizia que era da cidade de Cabo, e explicou que era uma mãe de luto pela morte de seu filho. No hotel, Agatha foi vista dançando, jogando Bridge, fazendo palavras cruzadas e lendo jornais. Curiosamente, a autora deixou um anuncio no "The Times" dizendo que "Tereza Neele" procurava parentes e amigos na Africa do Sul, interessante ressaltar, que a irmã de Agatha , Madge, que morreu em 1923, após voltar do país africano. A autora foi reconhecida no hotel pelo músico Bob Sanders Tappin que reivindicou a recompensa de 100 euros. Sanders disse que ele dirigiu - se a autora como "Mrs. Christie" e que essa respondeu - lhe , mas disse que estava sofrendo amnésia. Agatha foi encontrada pela polícia no dia 19 de Dezembro de 1926.


Várias teorias foram criadas para explicar o falso desparecimento de Agatha , algumas pessoas defendem que o escândalo foi um golpe publicitário para aumentar a venda de seus livros,  outras que a intenção da autora era apenas se vingar de seu ex - marido, Archibald, simulando sua morte para que o marido fosse acusado de assassiná - la, e a os que dizem que a autora realmente sofreu um acidente de carro e que perdeu a memoria.


Embora em seus livros autobiógrafos não haja quase nenhuma informação sobre o episódio de seu desaparecimento, acredita - se que, em "O Retrato", publicado sob  o nome de Mary Westmacott, Agatha  conte muito da sua história da personagem Celia, que pensa em suicídio após ser abandonada pela marido.


Em 1927 Agatha voltou a escrever, com a publicação de "The Big Four", protagonizado por Hercule Poirot. Mesmo após o escândalo de seu desparecimento ,Agatha só se separou de Archibald em 1928, dois anos após o incidente. No outono de mesmo ano, o arqueólogo britânico Leonard Woolley convidou Agatha para o Oriente Médio, onde estava no comando de escavações em Ur. No ano seguinte (1929) Agatha voltou em Ur , onde conheceu o jovem assistente de Woolley, Max Mallowan (14 anos mais novo do que Agatha) com quem se casou em 1930 aos 40 anos. A autora manteve o seu nome de Agatha Christie assim estava celebrizada entre os seus leitores, mas em sua vida particular era chamada de Mrs. Mallowan. Com o marido, Agatha viajou por todo o mundo, fazendo escavações e tomando conhecimento em arqueologia , escreveu um livro sobre a experiência, "Come, Tell How Live". O casamento com Mallowan duraria até a morte da escritora. Sua única filha , Rosalind, casou - se no início da Segunda Gerra Mundial, e em 1943 teve uma filha, Mathew Prichard, o único neto de Agatha Christie.




Em 1971, Agatha tornou - se dama do Império Britânico, e passou a ser chamada Dame Agatha Mary Clarissa Mallowan. O último livro protagonezado por Hercule Poirot chamado "Curtain" (escrito nos anos 40) , foi publicado em Dezembro de 1975, por que Agatha já não estava mais disposta a escrever mais livros. Mas a autora veio falecer no dia 12 de Janeiro de 1975.






O LEGADO DE AGATHA CHRISTIE
Agatha está no "Guinness Book of World Records" , como a autora mais vendida do mundo ,seus livros já venderam mais de 2 bilhões de copias em 44 idiomas,  os royalties gerados pelas obras são de US$ 4 milhões por ano , Agatha também é uma das autoras mais mais prolíficas do mundo. 


Um outro recorde de Agatha foi o maior livro do mundo, tem 30 centímetros de comprimento, possui 4.032 páginas ,de todos os 12 romances e 20 contos protagonizados por Miss Marple  chamado de "The Complete Miss Marple";


"The Complete Miss Marple" é um dos livros mais raros de Agatha Christie, vinculado pela pela Crecic & Chibvers  Period Bookbinding, o livro também é em sua maior parte em couro e ouro em algumas partes, com 16 páginas feitas a mão  ,foram produzidas apenas 500 volumes e o livro é vendido por 1.000 euros.


A VIDA PESSOAL DE AGATHA CHRISTIE
Agatha passou sua infância e adolescência em Devon, que também foi o cenário de seus 15 romances. A jovem Agatha viveu em uma grande mansão em Ashifield no bairro de Torre, quando criança Agatha adorava andar de patins no Princess Pier, e banhar - se no Meadfood Beach e Beacon Cove, uma praia só para senhoras, porém onde ficava o Royal Torbay Yacht  Club , visitado inclusive por Frederick, o pai de Agatha. Ela participou de inúmeras peças na  Oldway Mansion em Paington, e no Imperial Hotel, em Torquay, que integrou 3 de seus de seus romances, "The Body in the Library" protagonizado por Miss Marple publicado em  1942, "Peril at End House" protagonizada por Hercule Poirot publicado em 1932 e "Sleeping Murder" protagonizada por Miss Marple publicado em Outubro de 1976 (9 meses depois da morte da escritora), a autora também participava de concertos no Torquay's Pavilion. Foi após um concerto que Agatha recebeu o seu segundo pedido de casamento (sendo o primeiro de Reggie Lucy num campo de golfe), o subalterno Archibald Christie, que ela havia conhecido três meses antes, em um baile na Ugbrooke House perto de Exeter, ela rejeitou o pedido, já que estava enamorada Reggie, mas dois anos depois, na véspera de natal de 1914, ela se casou com Archibald.


O Grand Hotel, na beira do mar, foi o palco de sua lua - de - mel da autora, e é onde começa a Trilha Agatha Christie, que visita muitos marcos da vida da autora na região. Em 1938 comprou o Greenway Estate perto de Brixham, para viver com o segundo marido Max Mallowan, onde ela levou uma vida ativa na comunidade, chegando a doar como lucros de um de seus livros, um vitral para Churston Church, administrada por Lord e Lady Churston. Escreveu várias vezes sobre Devon, suas cidades, e a costa da Riviera inglesa para Darmouth e Salcome, e usando o cenário de Burg Island para as novelas "Ten Little Niggers" publicado em 1939 e "Evil Under the Sun" protagonizado por Hercule Poirot publicado em 1941, e o Moorland Hotel, em Haytor, Dartmoor em seu primeiro livro, "The Mysterious Affair At Styles".


Agatha frequentemente passava as ferias, os fins de semana e os feriados em geral, em Greenway Estate (foto ao lado), que a inspirou a escrever "Dead Man's Folly" protagonizado por Hercule Poirot publicado em Outubro de 1956 e "Five Little Pigs" protagonizado por Hercule Poirot publicado em maio de 1942, existindo até um barco onde o corpo de Marlene Tucker foi encontrado. Quando criança, Agatha via e admirava a casa de Greenway, dizendo a mãe para a mãe que era a casa mais lida do mundo. Agatha comprou - a pela importância de 6.000 libras. Ao comprar a casa a autora contratou um arquiteto que revelou as heranças da Georgia, em 1942 a casa foi requisitada pelo almirantado e ocupada por agentes de uma tropa americana que pintou um friso de azul, em homenagem às suas façanhas de gerra, mesmo após a gerra, Agatha optou a manter o friso.


A primeira viagem de Agatha foi à França com a família, e logo em seguida ela foi ao Cairo, mas uma de suas interessantes viagens foi à Bagbá mo Orient Express, em 1928, em Bagbá aliás, que Leonard Wooley, apresentou - a a Max Mallowan, seu futuro marido.


ESTILO DE ESCRITA DE AGATHA CHRISTIE
Agatha Christie, apesar de não gostar muito de falar em publico, em sua Autobiografia, fala muito sobre seu estilo de escrita, a autora possuía uma vasta coleção de livros de Charles Dickens , PG Wodehouse e Lewis Carroll


Antes de começar a escrever, Agatha, teve que definir o seu próprio estilo, para não copiar dos seus ídolos. Ela considerava iniciar uma obra, como algo francamente, difícil, e que muitas vezes, ficava horas encarando a máquina de datilografar e mordiscando um lápis, esperando uma ideia,  que lhe dava a intensão de desistir, mas a autora dizia ser encorajada pelo marido Max Mallowan a continuar. Em qualquer lugar Agatha recebia inspiração para escrever, possuía um caderno que levava sempre consigo para anotar suas ideias, referentes a enredos venenos fatais ou crimes que lia nos jornais. Em algumas ocasiões chegou a provocar sua mente, dizendo que viveria com sua obra até que ela estivesse pronta. Foi assim com "The Murder of Roger Ackroyd" protagonizado por Hercule Poirot publicado em Junho de 1926, a escritora ao todo o momento ajustava os detalhes da trama. Agatha disse ter tido sensações parecidas com "Lord Edgware Dies" protagonizado por Hercule Poirot publicado em Setembro de 1933, cuja a ideia surgiu - lhe da mante após ver um show de imitação Ruth Draper.


Personagens para os romances surgiam da mesma maneira que os enredos, a autora dizia criar personagens para si mesma, era capaz de escolher alguém em qualquer lugar, para servir de base para seus personagens fictícios, mas somente uma vez inclui uma pessoa real em um de seus livros. Erenest Belcher, um ex professor e  e também chefe de Archibald (o primeiro marido da autora), havia pedido a Agatha que o incluísse em um de seus livros, e veio a ser "The Man in the Brown Suit" protagonizada por Coronel Race publicado em 22 de Agosto de 1924, usando a casa do mesmo como cenário para o assassinato. A autora negou a sugestão, mas criou Pedler, personagem baseada em Ernest, com seus maneirismos e fases, a autora dizia não considerar ter feito um bom trabalho, e por isso não voltou a incluir pessoas reais em seus livro. 


Desde o começo, Agatha contou com a ajuda de sua secretaria, Charlotte Fisher, que escrevia aquilo que a autora ditava, segundo sua autobiografia, Agatha se sentia insegura no começo não conseguia dizer frases completas sem hesitar, e que passou mais de uma hora, e que a própria Charlotte, apesar de ser secretaria estenográfica, e com medo de que Agatha ditasse de forma rápida. Quando um entrevistador visitou a casa de Agatha, perguntou - lhe onde escrevia, Agatha disse que foi difícil de responder, já que ela escrevia em qualquer lugar. Ela escrevia na mesa de jantar, no lavatório, e em qualquer outro lugar. Ela escrevia a mão os primeiros capítulos de seus romances. Mesmo assim ela dizia ter escrito entre "magias e explosões", pois nunca teve um quarto ou escritório reservado para escrever. 


Muitos de seus livros, foram escritos enquanto o marido acompanhava o marido Max em missões arqueológicas. Escreveu "Lord Edgware Dies" protagonizado por Hercule Poirot publicado em Setembro de 1933, enquanto esteve com o marido enquanto esteve em uma escavação em Nínive, no norte do Iraque, ela disse que poderia escrever em qualquer lugar desde que tivesse uma mesa ressistente e uma máquina de datilografar, porém , a casa em que ficou, em Nínive, não tinha uma mesa, e , quando a  autora pediu uma mesa ao chefe da escavação o Dr. Reginald Campbell Thompson, este negou prontamente, mas Agatha compraria uma mesa de um jeito ou de outro. 



                                                                                                 

A Rainha do Crime (como era conhecida), chegou a escrever um livro em até 3 dias, sob o pseudônimo de Mary Westmacott que escreveu a novela "Absent in the Spring" publicado em Agosto de 1944, que diz ter sido o único livro que a satisfez completamente, o livro que sempre quis escrever, desde o início já estava claro, em sua mente, já estava planejando há 7 anos. Para escrever o livro, ela certificou - se de que não ia ser interrompida, e escreveu o primeiro e o último capitulo antes dos demais, por que já conhecia tão bem o seu fluxo criativo, por que já sabia que iria desenvolver             melhor a sua história.  
OS DETETIVES DE AGATHA CHRISTIE
Pouco antes da Primeira Gerra Mundial eclodir, Agatha iniciava a sua carreira literária com o livro "The Mysterious Affair at Styles" protagonizado por Hercule Poirot publicado em Outubro de 1920. Uma das mais principais dificuldades foi criar o detetive, para isso, a escritora se inspirou  em um belga que estava hospedado em Torquay, e criou o detetive belga Hercule Poirot. 


Poirot fez sua primeira aparição no livro "The Mysterious Affair at Styles" , chamado por seu amigo Arthur Hastings, começou sua carreira como oficial de justiça, mas passou a a atuar como detetive particular , e auxiliar a polícia em casos complicados.


Miss Jane Marple não se parece nada com um detetive, mas para uma solteirona que nunca saiu de St. Mary Mead ela é bem astuta. Miss Marple resolve seus crimes de forma muito diferente de outros detetives , ela não faz interrogatórios, não procura pistas, só usa o seu conhecimento da natureza humana. Para criar Miss Marple, Agatha se baseou tanto na vida real, como de suas próprias obras, na vida real pelo seu grande interesse em velhas solteiras, e mesmo vivendo em pequenas aldeias possuíam um conhecimento extraordinário acerca do comportamento humano. Já na ficção, ela usou a solteirona Caroline Sheppard, de "The Murder of Roger Ackroyd" , que auxiliou Hercule Poirotna solução do mistério em questão.


Ver mais detetives, olho no link abaixo, do Wikipédia:
AS PRINCIPAIS OBRAS DE AGATHA CHRISTIE
Em 1926, após uma medida de um livro por ano, Agatha Christie escreveu sua primeira obra prima, "The Murder of Roger Ackroyd". Este foi o primeiro dos seus livros a ser publicado pela autora Collins, e marcou o início de um relacionamento autor - editor que durou 50 anos e 70 livros. "The Murder of Roger Ackroyd" também foi o primeiro dos livros de Agatha Christie a ser dramatizado.

"Murder on the Orient Express" mais uma obra prima foi publicado em 1934, considerado um dos maiores sucessos da escritora, inspirando diversos filmes e peças teatrais, apenas no ano de sua publicação vendeu 3 milhões de livros, sendo no quesito vendas o mais bem sucedido livro de Agatha, tendo também revolucionado os romances policiais, por conta de seu final dramático, com o discurso  de Poirot, e seu enredo diferente , é considerado também o maior caso de Poirot. 



ROMANCES DE AGATHA CHRISTIE
                                                     

                                                                                                                    (por ordem de ano)
ANOS 20

1920  - "The Mysterious Affair at Styles" - com Hercule Poirot;
1922  - "The Secret Adversary" - com Tommy e Tuppence Beresford;
1923  - " The Murder on the Links" - com Hercule Poirot;
1924  - "The Man in the Brown Suit" - com Coronel Race;
1925  - "The Secret of Chimneys" - com Superintendente Batle;
1926  - "The Murder of Roger Ackroyd" - com Hercule Poirot;
1927  - "The Big Four" - com Hercule Poirot;
1928  - "The Mystery of the Blue Train" - com Hercule Poirot;
1929  - "The Seven Dials Mystery" - com Superintendente Batle;
ANOS 30
1930  - "The Murder at the Vicarage" - com Miss Marple;
1931  - "Sittaford Mystery" - ? ;
1932  - "Peril at End House" - Hercule Poirot;
1933  - "Lord Edgware Dies" - ?;
1933  - "Murder on the Orient Express" - com Hercule Poirot. Notas: teve uma adaptação cinematográfica  
             em 1974, que rendeu um oscar para Ingrid Bergman. O filme é com Antony Pekins (o Norman Ba-
             tes no filme Psycho de 1960)
1934  - "Why Didn't They ask Eva? - ?
1935  - "The A.B.C Murdes" - com Hecule Poirot;
1936  - "Murder in Mesopotamia" - com Hercule Poirot;
1936  - "Cards on the Table" - com Hercule Poirot;
1937  - "Dead on the Nile" - com Hercule Poirot;
1937  - "Dumb Witness" - com Hercule Poirot. Outros Títulos: "Poirot Loses a Client", "Mystery at Littegre-
             en House" e "Murder at Littegreen House";
1938  - "Appoinment with Death" - com Hercule Poirot;
1938  - "Hercule Poirot's Christmas" - com Hercule Poirot Outros Títulos: "Murder for Christimas" e "A H-
             oliday  for Murder";
1939  - "Murder Is Easy" - com Superintendente Battle;
1939  - "Ten Little Niggers" - ? . Outros Títulos: "Then Little Indians","And Then There Were None" e "
             The Nursery Murders". Adaptações cinematográficas: "And Then There Were None", com Ba-
             rry Fitzgerald e Walter  Huston e "Ten Little Indians" de White e Stanley Hollooway, com Wilfre-
             d Hyde;
ANOS 40
1940  - "Sad Cupress" - com Hercule Poirot; 
1940  - "One, Two Buckle My Shoe" - com Hercule Poirot;
1941  - "M or N?" - com Tommy e Tuppence Beresford;
1942  - "The Body in the Library" - com Miss Marple;
1943  - "The Moving Finger" - com Miss Marple;
1943  - "Five Little Pigs" - com Hercule Poirot;
1944  - "Towards Zero?" - com Superintendente Batle;
1945  - "Sparkling Cyanide" - com Coronel Race;
1946  - "The Hollow" - com Hercule Poirot;
1948  - "Taken at the Flood" - com Hercule Poirot;
1949  - "Crooked House" - com Coronel Race;
ANOS 50
1950  - "Murder is Announced" - com Miss Marple
1951  - "They Came to Baghdad" - ?
1952  - "Mrs. McGinty's Dead" - com Hercule Poirot. Outros Títulos: "Blood Will Tell". Versão cinemato-
             gráfica com Miss Marple substituindo Hercule Poirot, sob o título "Murder Most Foul", interpret-
             ada por Margaret Rutherford;
1953  - "After the Funeral" - com Hercule Poirot. Outros títulos: "Funeral are Fatal" e "Murder at the 
             Gallop".  Versão cinematográfica com Miss Marple substituindo Hercule Poirot, sob o título de
            "Murder at the Gallop" interpretada por Margaret Rutherford;
1953  - "Pcked Full of Rye" - com Miss Marple;
1954  - "Destination Unknow" -?;
1955  - "Hickory, Dickory , Dock" - com Hercule Poirot;
1956  - "Dead Man's Folly" - com Hercule Poirot;
1957  - "1:50 From Padding" - com  Miss Marple;
1958  - "Ordeal by Innocence" - ?;
1959  - "Cat Among the Pigeons" - com Hercule Poirot;
ANOS 60
1961  - "The Pale Horse" - com Mrs. Ariadne Oliver;
1962  - "The Mirror Crack'd from to Side" - com Miss Marple. Outro título: "The Mirror Crack'd";
1963  - "The Clocks" - com Hercule Poirot;  
1964  - "A Caribbean Mystery" - com Miss Marple;
1965  - "At Bertram's Hotel" - com Miss Marple;
1966  - "Third Girl" - com Hercule Poirot e Ariadne Oliver;
1967  - "Endless Night" - ?;
1968  - "By the Prickind of My Tumbs" - com Tommy e Tuppence Beresford;
1969  - "Hallowe'en Party" - com Hercule Poirot;
ANOS 70
1970  - "Passenger to Frankfurt" - ?;
1971  - "Nemessis" - com Miss Marple;
1972  - "Elephants Can Remember" - com Hercule Poirot e Ariadne Oliver;
1973  - "Postern of Fate" - com Tommy e Tuppence Beresford;
1975  - "Curtain" - com Hercule Poirot. Notas: último livro protagonizado por Poirot (escritos nos anos 40)
1976  - "Sleeping Murder" - com Miss Marple. Notas última apariação de Miss Marple.
CONTOS
                                                                                                          (por ordem de ano)
ANOS 20
1924 - Poirot Investigates - com Hercule Poirot;
           Adventure of the Western Star;
           Tragedy at Mardson Manor;
           Adventure of  the Cheap Flat;
           Mystery of Hunter's Lodge;
           Million Dollar (Bond) Bank Robbery;
           Adventure of the Egyptian Tomb;
           Jewel Robbery at the  Grand Metropolian;
           Kidnapped Prime Minister;
           Disappearance of Mr. Davenheim;
           Adventure of the Italian Nobleam;
           Case of the Missing Will;
           Veiled Lady;
           Lost Mine;
           Chocolate Box;
1929 - Partners in Crime - Tommy e Tuppence Beresford;
            A Fairy in the Flat;
            A Pot of Tea;
            The Affair of the Pink Pearl;
            The Affair of the Sinister Stranger;
            Finessing the King;
            The Gentleman Dressed in Newspaper;
            The Case of the Missing Lady;
            Blindman's Buff;
            The Man in the Mist;
            The Crackler;
            The Sunningdale Mystery;
            The House of Lurking Death;
            The Unbreakable Alibi;
            The Clergyman's Daughter;
            The Red House;
            The Ambassador's Boots;
            The Man Who Was Number 16;
ANOS 30
1930 - Mysteryous Mr. Quin. Outro Título: The Passing of Mr. Quin;
            Coming of Mr. Quin;
            Shadow on the Glass;
            At the Bells and Motley;
            Sign in the Sky;
            Soul of the Cropupier;
            World's End;
            Voice in the Dark;
            Face of Helen;
            Dead Harlequin;
            Bird whit the Broken Wing;
            Man from the Sea;
            Harlequin's Lane;
1932 - Thirteen Problems - com Miss Marple. Outro Título The Tuesday Club Murders
            Tuesday Night Club;
            Idol House of Astarde;
            The Bloodstained Pavement;
            Motive versus Opportunity;
            Thumb Mark of St. Peter;
            Blue Geranium;
            Companion;
            Four Suspects;
            Christmas Tragedy;
            Herb of Death;
            Affair at the Bungalow;
            Death by Drowning;
1933 - Hound of Death
           Hound of Death;
           Red Signal;
           Fourth Man;
           Gyspsy;
           Lamb;
           Wireless (outro título: Where There's a Will);
           Witness for the Prosecution;
           Mystery of the Blue Jar;
           Strange Case of Sir Arthur Carmichael;
           Call of Wings;
           Last Seance;
           S.O.S.
1934 - Listerdale Mystery
            Listerdale Mystery;
            Philomel Cottage;
            Girl in the Grain;
            Sing a Song of Sixpence;
            Manhood of Edward Robinson;
            Accident;
            Jane in Search of a Job;
            A Fruitful Sunday;
            Mr. Eastwood's Adventure (outro título: Mystery of the Shawl);
            Golden Ball;
            Rajah's Emerald;
            Swan Song;
1934 - Parker Pyne Invertigations - com Parker Pyne
            Case of the Middle-Aged Wife;
            Case of the Discontented Soldier;
            Case of the Distressed Lady;
            Case of the Discontented Husdand;
            Case of the City Clerk;
            Case of the Rich Woman;
            Have You Got  Everything You Wand?;
            The Gate of Baghdad;
            Death on the Nile (sem relação com o romance hormônio);
            Oracle at Delph.
1937 - Muder in the News - com Hercule Poirot
           Murder in the News;
           Incredible Theft;
           Dead Man's Mirror;
           Triangle at Rhodes.
1937 - Dead Man's Mirror. A mesma coleção de Murder in the News
           The Increbile Theft;
           Dead Man's Mirror (Poirot);
           Murder in the News (Poirpot);
           Triangle at Rhodes (Poirot).
1939 - Regatta Mystery
            Regatta Nystery (Pyne);
            Mystery of the Baghdad Chest (Poirot); 
            How Does Your Garden Grow (Poirot);
            Problems  at Pollensa Bay (Pyne);
            Yellow Iris (Poirot);
            Miss Marple Tells a Story (Miss Marple);
            The Dream (Poirot);
            In a Glass 
            Problems at Sea (Poirot).
ANOS 40
1947 - Ladors of Hercules - com Hercule Poirot.
            How It all Came About --- Foreword;
            Nemean Lion;
            Lernean Hydra; 
            Arcadian Deer; 
            Eurymanthian Boar;
            Augean Tables;
            Stymphalean Birds;
            Cretan Bull;
            Horses of Diomedes;
            Girdle of Hippolyta;
            Flock of Geryon;
            Apples of the Hesperides;
            Capture of Cereberus.
1948 - Witness for the Prosecution and Other Stories
           Witness for the Prosecution;
           Red Signal;
           Fourth Man;
           S.O.S.;
           Where There's a Will (Outro Título: Wireless);
           Mystery of the Blue Jar;
           Philomel Cottage;
           The Second Gong;
           Sing a Song of Sixpence.
ANOS 50
1950 - Three Blind Mice and Other Stories - outro título: The Musetrap and Other Stories.
            Three Blind Mice;
            Strange Jest;
            Tape-Measure Murder. Outro Título: Case of the Retired Jewaller;
            Case of the Perfect Maid;
            Case of the Caretaker;
            The Bird for Flat;
            Adventure of Johny Waverly;
            Four and Twenty Blackbirds;
            Love Detectives.
1952 - Under Dog and Other Stories - com Hercule Poirot.
            Under Dog; 
            Phymounth Express;
            Affair at the Victory Ball;
            Market Basing Mystery;
            Lemesurier Inheritance;
            Cornish Mystery;
            King of Clubs;
            Submarine Plants;
            Adventure of the Clapham Cook.
ANOS 60
1960 - Adventure of the Christmas Pudding
            Adventure of the Christmas Pudding (Poirot);
            Mystery of the Spanish Chest (Poirot);
            Under Dog (Poirot);
            Four and Twenty Blackbirds (Poirot);
            The Dream (Poirot);
            Greenshaw's Folly (Miss Marple).
1961 - 13 For Luck (Contos já Publicados Anteriormente);
1965 - Surprise! Surprise! (Contos já Publicados Anteriormente);
1966 - 13 Clues for Miss Marple (Contos já Publicados Anteriormente);
PEÇAS TEATRAIS
                                                                                                          (por ordem de ano)
Alibi (1928). Extraída do romance The Murder of Roger Ackroyd; teatralizado por Michael Morton.
Black Coffe (1934). Escrita originalmente para teatro.
Love from a Stranger (1936). Extraída do conto Philomel Cotage; teatralizado por Agatha Christie e Frank Vosper.
Peril at End House (1940). Extraída do romance hormônio; teatralizado por Arnold Ridley.
Ten Little Niggers (1943). Extraída do romance hormônio; teatralizado por Agatha Christie. Também conhecida como: The Little Indians e Then There Were None.
Appoiment whit Death (1945). Extraída do romance hormônio; teatralizado por Agatha Christie.
Murder on the Nile (1946). Extraída do romance Death on the Nile; teatralizado por Agatha Christie.
Murder at the Vicarage (1950). Extraída do romance hormônio; teatralizado por Agatha Christie e Frank Vosper.
The Hollow (1951). Extraído do romance hormônio; teatralizado por Agatha Christie.
The Mousetrap (1952). Extraído do conto Three Blind Mice; teatralizado por Agatha Christie.
Witness for the Prosecution (1953). Extraído do conto hormônio; teatralizado por Agatha Christie.
Spider's Web (1954). Escrita originalmente para teatro.
Towards Zero (1956). Extraído do romance hormônio; teatralizado por Agatha Christie.
Unexpected Guest (1958). Escrita originalmente para teatro.
Verdict (1958). Escrita originalmente para teatro.
Go Back for Murder (1960). Extraída do romance Five Little Piggs; teatralizado por Agatha Christie.
Rule of Three (1962). Composta de três peças em um ato: Afternoon at the Seasside, Patient e Rats.
FILMES
                                                                                                  (por ordem de ano)
Alibi (1931) - Extraído da peça homônima (Romance: The Murder of Roger Ackroyd).
Black Coffee (1931) - Extraído da peça teatral.
Lord Edgware Dies (1934) - Extraído do romance hormônio.
Love from a Stranger (1937) - Extraído da peça homônima (conto: Philomel Cottage). Duas versões cinematográficas. A segunda se chama A Stranger Walked In.
And Then There Were None (1945) - Extraída do romance hormônio.
Witness for the Prosecution (1957) - Extraído da peça teatral homônima.
Spider's Web (1960) - Extraído da peça teatral homônima.
Murder She Said (1961) - Extraído do romance 4:50  from Paddington.
Murder at the Gallop (1963) - Extraído do romance After the Funeral.
Murder Most Foul (1964) - Extraído no romance Mrs. McGinty's Dead.
Gumnaan (1965) - Extraído no romance Ten Little Niggers.
Ten Little Indians (1965) - Extraído do romance Ten Little Niggers.
The Alphabet Murders (1966) - Extraído do romance A.B.C. Murders.
Murder on the Orient Express (1974) - Extraído do romance hormônio.
Death on the Nile (1978) - Extraído do romance hormônio.
The Mirror Crak'd (1980) - Extraído do romance They Do It with Mirrors.
Ordeal by Innocent (1985) - Extraído do romance hormônio.
Appoiment with Death (1988) - Extraído do romance hormônio.
Ten Little Indians (1989) - Extraído do romance hormônio.
Suspicions (1995) - Extraído do romance The Little Niggers.
SÉRIES
                                                                                                          (por ordem de ano) 
Love from a Stranger (1938) - Extraído da peça homônima, telefilme.
Ten Little Niggers (1949) - Extraído do romance hormônio, telefilme.
Ten Little Indians (1959) - Extraído do romance hormônio, telefilme.
Why Didn't They Ask Evans? (1980) - Extraído do romance hormônio, telefilme.
Murder Is Easy (1982) - Extraído do romance hormônio, telefilme.
The Agatha Christie Hour (1982) - série de TV.
The Secret Adversary (1983) - Extraído do romance hormônio, telefilme.
The Body in the Library (1984) - Extraído do romance hormônio, telefilme.
Agatha Christie's Miss Marple (1985/1989) - série de telefilmes.
Thirteen at Dinner (1985) - extraído do romance hormônio, telefilme.
Dead Man's Folly (1986) - extraído do romance hormônio, telefilme.
The Murder at the Vicarage (1986) - extraído do romance hormônio, telefilme.
Three Act Tragedy (1986) - extraído do romance hormônio, telefilme.
4:50 from Paddington (1987) - extraído do romance hormônio.
The Man in the Brown Suit (1989) - extraído do romance hormônio.
Agatha Christie's Poirot (1989/Atualidade) - série de TV.
PSEUDÔNIMOS:
Como Mary Westmacott:
Giant's Bread (1930);
Unfinished Portrait (1934);
Rose and the Yew Tree (1947);
Absent in the Spring (1944);
Daunghter's Daunghter (1952);
The Burden (1956);
Como Agatha Christie Mallowan:
Come, Tell Me How You Live (1946);
Star Over Bethlehem (1956).


FONTES:
"Jeffrey Feinmann The Mysterious Wold of Agatha Christie"